ESTUDANTES NORDESTINOS COMPARTILHAM VIVÊNCIAS NA METRÓPOLE DIGITAL

Posted by casciano in Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Programadores de um projeto semelhante ao MD, o C.E.S.A.R de Recife, falam como se tornaram profissionais e ainda impressionaram seus coordenadores.

Na tarde do domingo, primeiro dia da Conferência, destaque para as mesas redondas e a Feira de Empregos e Estágios. Na “Experiência em Debates”, quatro jovens ex-integrantes de projeto semelhante ao Metrópole Digital, o Oi Futuro de Recife-PE, trocaram informações com os adolescentes presentes acerca de suas experiências profissionais.

Os programadores David Braia, Douglas Agra, Higgor Valença e Thayssa Lacerda foram sabatinados pelo professor e pesquisador Luciano Meira sobre como desenvolveram um game e por meio dele conseguiram ingressar no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife C.E.S.A.R.

Os estudantes utilizaram uma plataforma de jogo simples em desktop, mas a idéia impressionou os coordenadores do Centro:

“A Tahyssa é boa em design, eu em programação e por aí vai. Como cada um de nós tem aptidão em uma área tecnológica diferente, o trabalho em equipe se tornou muito bom e conseguimos nos sobressair” destacou Douglas Agra.

Outro integrante do grupo, David Bahia, motivou os potiguares para que tentem trilhar caminhos parecidos ao do seu grupo:

“Hoje somos reconhecidos porque nos diferenciamos dos demais. Utilizamos técnicas de empreendedorismo, pesquisa de mercado, cooperativismo e inovação. Vocês, estudantes natalenses do Metrópole, também têm tudo para chegar seus objetivos, bastam acreditar”.

Instalado no Centro de Convenções está também a Feira de Empregos e Estágios.

Ao total, nove empresas se distribuem em 12 estandes disponibilizando informações e encaminhando os alunos para o mercado de trabalho.

A estudante Karoline da Paz, 19, afirma que não tinha muitas expectativas sobre o projeto até conhecê-lo de perto:

“Após o Metrópole Digital, muita gente abriu a cabeça para os novos aprendizados. Eu, por exemplo, pude enxergar uma nova perspectiva de emprego”, enfatiza a jovem que cadastrou currículo e espera uma vaga na área de T.I.

Na programação deste domingo foram ainda apresentadas as mesas redondas “Metrópole Digital em perspectiva” e “Pesquisa e Inovação em Tecnologias da Informação”, ministrada pelo coordenador do MD, professor Ivonildo Rêgo.

O evento prossegue até as 20h desta segunda-feira (18).

Com Victor Lyra.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *