FÁTIMA BEZERRA CUMPRE AGENDA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E NO PALÁCIO DO PLANALTO

Posted by casciano in Cultura, Educação, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Fátima participa de audiência pública com a presença de Ana de Hollanda.

Na manhã desta quarta-feira, (21), a deputada Fátima Bezerra  participou de uma audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados que contou com a presença da ministra da Cultura,  Ana de Hollanda.

A ministra fez uma exposição aos parlamentares das ações prioritárias para o setor cultural no ano de  2012.

Dentre os projetos apresentados, ela destacou os programas Mais Cultura / Mais Educação que receberá financiamento no valor de 142 milhões, beneficiando cerca de 2 milhões de alunos em todo o país, o programa  Cultura Viva para qual será destinado 46 milhões e o PAC das Cidades Históricas, que terá um orçamento de 100 milhões de reais.

A deputada Fátima considerou a audiência pública muito produtiva, enfatizando a parceria estabelecida entre a Comissão de Educação e Cultura e o ministério da Cultura.

“Mais uma vez tivemos um diálogo muito propositivo com a ministra Ana de Hollanda e toda sua equipe, o que consolida cada vez mais essa parceria entre o legislativo e o MinC na defesa e expansão das políticas culturais  em nosso país”.

Fátima destacou ainda a importância de ações buscando a integração da educação e cultura como os programa Mais Cultura / Mais Educação e a ampliação e o fortalecimento dos Pontos de Cultura que receberão investimentos de 114 milhões de reais.

Por fim, ela ressaltou a necessidade da ampliação de mais recursos para a cultura:

“È hora de retomar a luta pela aprovação da PEC 150, que vincula recursos para a cultura  e também  a PEC 416,  que institui o Sistema Nacional de Cultura, dentre outros assuntos.” enfatiza

FÁTIMA TAMBÉM PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PRONACAMPO

A deputada Fátima Bezerra participou, na última terça-feira, (20), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo, o Pronacampo.

Além da presidenta Dilma Roussef, também estiveram presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia além de prefeitos, governadores e representantes do movimento social de entidades ligadas ao setor rural.

De acordo com o ministro Mercadante, o programa  terá como base ações voltadas para a formação de professores, a educação de jovens  e adultos e uma educação que leve em consideração as particularidades do campo, valorizando os costumes e a cultura de cada região rural.

A presidente Dilma encerrou seu discurso dizendo que o PRONACAMPO representa o compromisso em se fazer do campo brasileiro um espaço de inclusão social:

“Nosso papel é assegurar oportunidades apostando no dia de amanhã, em que uma nova geração vai se beneficiar, fazendo do campo um local digno para se morar, retirando as pessoas da miséria, onde haverá um outro tipo de horizonte a sua frente, com outros sonhos e mais realizações.”, disse.

Ao lado da deputada, também participou da solenidade, Maria Josana, militante da FETRAF/RN e membro da Comissão Nacional de Educação no Campo, para quem o lançamento do programa representa um grande avanço para a inclusão social dos jovens estudantes.

“Com esse programa  estaremos  dando um passo muito importante para que a juventude  permaneça no campo, tendo acesso a uma educação de qualidade que nos permitirá trabalhar todos os outros fatores sociais de inclusão social.”

Para a deputada Fátima Bezerra, o PRONACAMPO representa a possibilidade de  oferecer aos professores e estudantes uma vida mais digna sem que para isso eles precisem  sair da zona rural.

”Para quem conhece a realidade dura da escola no campo, a vida dos professores e estudantes que vivem  nos assentamentos,  nos acampamentos, na zona rural,  sabe muito bem o valor que tem o PRONACAMPO”, enfatizou ela.

Texto e foto: Andréa Magalhães e Pedro Filgueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *