FECOMÉRCIO, SINDCOMÉRCIO E CDL MACAÍBA INSTITUEM HONRARIA MÉRITO LUIZ CÚRCIO MARINHO

Posted by casciano in Economia, Pessoas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Sistema Fecomercio RN, Sindcomércio e CDL Macaíba entregam Mérito Luiz Cúrcio Marinho.

Honraria entra no calendário da cidade e destaca personalidades.

O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz; e os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda; e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Roberto Ney Pinheiro Borges, entregaram na noite da última terça-feira, 20.12, na sede do Sesc Macaíba, a primeira edição Mérito Luiz Cúrcio Marinho a três personalidades da cidade.

“Criamos esta distinção para homenagear uma grande figura da história política e empresarial de Macaíba e com ela destacar anualmente as personalidades mais ilustres e atuantes do município”, explica o presidente do Sindcomércio, Luiz Lacerda.

A governadora Rosalba Ciarlini foi representada no ato pelo secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

Já a prefeita de Macaíba, Marília Dias, foi representada por sua secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade, Juciane Cortez.

O clima foi de emoção e agradecimento entre os macaibenses.

Um dos homenageados da noite, o empresário, vice-presidente do Sindcomércio, José Nilson de Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da comenda.

“Eu sempre me orgulhei do trabalho do nosso sindicato e esta iniciativa é mais uma digna de aplausos. É uma mostra de que a força do nosso comércio, que é histórica e remonta aos tempos de Fabrício Gomes Pedroza, é construída pelos macaibenses”, afirmou Zé Nilson.

Outro homenageado da noite, Pedro Messias de Araújo, afirmou que a comenda recebida reforça o compromisso dos empresários com o desenvolvimento sócio-econômico de Macaíba.

O escritor, ex-deputado e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita fez, em seu discurso, um histórico bastante detalhado da importância de Luiz Cúrcio Marinho para a cidade e ressaltou:

“A relevância desta homenagem começa pelo nome do seu patrono. Os que fazem o Sistema Fecomercio, o Sindcomércio e a CDL de macaíba estão de parabéns pela escolha”.

“A noite de hoje é a realização de um sonho. Um sonho de criar uma honraria que premie, anualmente, o trabalho dos empresários e das personalidades da minha cidade, sempre em busca do nosso desenvolvimento”, afirmou Luiz Lacerda, presidente do Sindcomércio.

O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou a necessidade de destacar os empresários pelo trabalho incansável deles como geradores de emprego e renda para o povo:

“Este é o caminho mais curto e eficaz para promover a ascenção social”, disse ele.

O homem que empresta o nome à honraria que será outorgada na noite desta terça-feira (20.12) nasceu em Macaíba em 12 de março de 1901.

Além das atividades de comerciante de tecidos, Luiz Cúrcio foi eleito prefeito da cidade para o período de 11 de abril de 1948 a 30 de março de 1953, sendo considerado um administrador competente e modernizador, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba, entre eles a pavimentação de dois terços da cidade.

Nesta época construiu o parque governador José Varela, que era composto de um conjunto de prédios destinados a câmara municipal, biblioteca, sede da banda de música, amplificadora e a escola “Major Andrade”, além do clube Pax.

No lado oposto do rio Jundiaí, construiu a praça Dr. Antônio de Melo que possuía quadras de vôlei e basquete, parque infantil, piscinas e belos jardins.

Todo esse melhoramento foi inaugurado em julho de 1950, com o apoio de Jessé Pinto Freire, Aguinaldo Ferreira da Silva, Estevam Alves Dantas de Araújo, Manoel Alves e outros, iniciou o movimento sindical patronal, criando o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fundado em 4 de janeiro de 1949 e, aliado a outros empresários do Estado, foi co-fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, no mesmo ano.

Luiz Cúrcio Marinho faleceu em Natal, em 3 de agosto de 1971, e está sepultado no tradicional cemitério do Alecrim.

Texto: Luciano Kleiber. Foto: Moraes Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *