FEIRANTES / PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MOSSORÓ GANHAM CERTIFICAÇÃO

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Ministério certifica novos produtores da Feira Agroecológica.

O certificado será concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) neste sábado (17) a onze produtores mossoroenses, totalizando 38 agricultores potiguares com aval do ministério para comercialização de orgânicos.

A Feira Agroecológica de Mossoró, projeto desenvolvido através de parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a prefeitura local, terá mais um motivo para ampliar a produção e comercialização dos gêneros.

Onze novos produtores que integram o programa receberão a certificação em Produção Orgânica, como Organismo de Controle Social – Venda Direta concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A entrega dos certificados, que acontece neste sábado (17), às 8h, no Largo do Museu Lauro da Escóssia, é um estímulo para a produção agroecológica local, pioneira no Estado neste tipo de certificação.

Os primeiros certificados foram concedidos em abril do ano passado.

Com a certificação, a Feira Agroecológica de Mossoró contará com 38 integrantes.

Além de propiciar o aumento no consumo dos produtos agroecológicos, livres de qualquer tipo de insumo químico, a concessão de novos certificados representa mais qualidade de vida para os produtores rurais, que passam a cultivar outros gêneros, além da cultura de subsistência.

Eles terão ainda renda extra como resultado da comercialização dos produtos orgânicos na feira que já está consolidada em Mossoró.

Todos os produtores que integram a feira moram em projetos de assentamentos.

Durante a cerimônia de certificação, serão contemplados produtores dos assentamentos de Mulunguzinho, Serra Mossoró, Lagoa de Xavier, Recanto da Esperança, Boa Fé, Paulo Freire, e Favela.

A entrega dos novos certificados contribuirá diretamente para a elevação do nível de consciência da população.

Significa também o atestado de qualidade dos produtos comercializados.

Todos os produtos vendidos na feira são de procedência e seguem o padrão de produção e qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura.

“A certificação em Produção Orgânica dá direito aos produtores de comercializarem seus produtos diretamente com o consumidor. São produtos diferenciados, que trazem uma série de benefícios ao consumidor, por não terem agrotóxicos, e isso agrega valor e melhora a renda dos produtores”, explica o consultor do Sebrae-RN, professor Roberto Brígido.

A Feira Agroecológica de Mossoró funciona desde 2007, e acontece todos os sábados, das 6h às 10h, no Largo do Museu Lauro da Escóssia.

Dentre os produtos comercializados atualmente estão frutas típicas da região, hortifrutigranjeiros, além de mel, castanha, e doces.

Além do município de Mossoró, o Projeto de Feiras Agroecológicas do Sebrae-RN existe em outros quatro municípios: Natal, Macaíba, Ceará-Mirim, e São José do Mipibu.

Texto: Sandra Monteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *