FÓRUM INTERNACIONAL APONTA ALTERNATIVAS INOVADORAS PARA DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Passada a crise da economia mundial do ano anterior, que no Rio Grande do Norte, afetou diretamente a fruticultura, as discussões para o setor se voltam para alternativas ligadas à inovação, diversificação e agregação de valor aos produtos como forma de garantir um melhor acesso ao mercado.

Estas temáticas serão o foco principal das palestras que integrarão o III Fórum Internacional da Fruticultura, evento que o Sebrae-RN realizará na próxima quinta-feira (9), dentro da programação oficial da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT, às 8 horas, no Hotel Villa Oeste.

“Nesta edição do Fórum Internacional da Fruticultura traremos aos produtores os temas que darão respaldo para uma melhoria na produção, na comercialização, nos negócios como um todo. São alternativas inovadoras para a fruticultura local e regional, e que, se aplicadas, significará um grande passo para o crescimento do setor”, afirma gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.

Uma das discussões a serem realizadas durante o fórum se voltará especialmente para a fruticultura potiguar, com a abordagem do tema “Possibilidades para a diversificação de culturas no RN”.

Na ocasião, o representante da Embrapa/Semi-Árido, Paulo Roberto Lopes, apontará novas alternativas de cultivos que visam tornar o mercado estadual mais diversificado e competitivo.

A segunda palestra, ministrada pelo chefe geral da Embrapa Indústria Tropical, Vítor Hugo de Oliveira, tratará da “Agregação de valor na fruticultura: antes uma tendência, agora uma necessidade”, com destaque para o processamento de frutas como forma de agregar valor aos produtos.

Apontado por especialistas como sendo uma das principais alternativas para a fruticultura atual, o processamento, seja através de desidratação ou cristalização, significa inovação no processo produtivo, e representa ganhos reais para produtores.

A programação conta ainda com a apresentação do caso de sucesso do empresário Leonardo Chiappetta, proprietário do Empório Chiappetta (SP), que aposta na comercialização de frutas secas para agregar valor ao negócio.

As novas alternativas de mercado para a comercialização das frutas produzidas na região também integram a programação do Fórum Internacional da Fruticultura.

Dentro desta perspectiva estão os mercados russo e americano, que despontam como novos consumidores em potencial dos produtos frutícolas brasileiros.

As palestras terão os temas: “Mercado americano: um mundo a ser explorado”, ministrada por Nancy Tucker, vice-presidente de Desenvolvimento de Mercados Globais, e “Mercado russo: conhecendo um novo mercado”, que terá como palestrante Dmitry Gerasimov, gerente de importação da JFresh, maior importador russo.

Logo após a realização das palestras ocorrerá uma série de debates relativos às temáticas apresentadas.

O evento reunirá presidentes de associações e cooperativas de produtores, empresários da cadeia produtiva da fruticultura, além de compradores internacionais e traders. A Expofruit 2011 acontece de 8 a 10 deste mês, no Expocenter, em Mossoró.

Com Sandra Monteiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *