FÓRUM VAI DISCUTIR PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Grupo Auxiliar de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai realizar o I Fórum Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de 2012.

O evento vai acontecer no próximo dia 27, sexta-feira, no horário das 8h às 17h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE).

O evento tem como objetivo apresentar e discutir coletivamente o Plano Estadual de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Necessidades Decorrentes do Uso de Crack, Álcool e outras Drogas, orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e elaborado por um grupo de trabalho composto por técnicos da área de saúde mental da Sesap.

O Plano prevê a implementação da rede de atenção psicossocial com a inclusão de serviços municipais como Unidades de Acolhimento, Centros de Atenção Psicossocial 24 horas, Comunidades Terapêuticas, enfermarias especializadas em hospitais gerais e serviços hospitalares de referência, tendo a Sesap o papel de fomentar e dar apoio técnico aos municípios para implantação dos Pontos de Atenção Psicossocial, além de criar, articular e implementar uma rede psicossocial ampla, de acordo com a Política Pública do Ministério da Saúde.

O Coordenador da Política Estadual de Saúde Mental do RN, Adriano Araújo, ressalta que o Fórum é uma oportunidade de levantar discussões que enriqueçam o Plano.

“A ideia é que cada Região do Estado tenha um local que possa oferecer estes serviços diferenciados, pois as pessoas têm necessidades diferentes”, explica.

Após a composição da mesa de abertura haverá uma Mesa Redonda, às 9 horas, com o tema “Rede de Atenção Psicossocial e a Proposta do Plano de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Necessidades decorrentes do Uso de Crack, Álcool e outras Drogas”, com participação do Dr. Ives Bezerra, apoiador das Redes Temáticas de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

No período da tarde, grupos de trabalho irão apresentar discussões de acordo com os eixos temáticos “Prevenção”, “Tratamento”, “Reinserção Social” e “Intersetorialidade”.

Com Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *