FPM AUMENTA MENOS DO QUE DESEJAM OS PREFEITOS

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Fundo de Participação dos Municípios no bolo da arrecadação de impostos no Brasil, aumentou apenas 19,41% nos primeiros cinco meses de 2011 em relação a 2010.

O Fundo de Participação dos Municípios, FPM, aumentou, nos primeiros cinco meses deste ano, 19,41% em relação ao mesmo período de 2010.

Os números confirmam a lenta recuperação da principal fonte de renda da maioria absoluta dos municípios do Rio Grande do Norte.

Mas, as previsões da Secretaria do Tesouro Nacional, STN, e o próprio comportamento dos repasses do FPM em 2011 aconselham os prefeitos a adotarem a cautela nos gastos.

De acordo com a última previsão divulgada pelo Tesouro Nacional, o FPM de junho deverá ficar 15% abaixo dos repasses de maio.

Ainda segundo o Tesouro Nacional, o FPM de julho deverá cair 22% em relação a junho.

Para o mês de agosto, projeta-se recuperação de 25% em relação a julho.

Ou seja: dois meses de queda para recuperação parcial no terceiro mês..

Embora a segunda parcela do mês de junho tenha apresentado crescimento de 198% em relação a mesma parcela de junho de 2010, os valores indicam apenas que a previsão de queda – em relação a maio deste ano – feita pelo Tesouro, deverá ser alterada de 15 para 13 por cento. Mas a queda em junho deverá ser confirmada.

Na próxima terça-feira, a STN efetuará, nas contas das Prefeituras, o depósito relativo a terceira e última parcela do FPM de junho.

Novas previsões deverão ser anunciadas.

Com Gerson de Castro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *