GARIBALDI FILHO ASSINA TERMO DE COMPROMISSO COM PREVIDÊNCIA DO CANADÁ

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O ministro da Previdência Social brasileira, Garibaldi Alves Filho, e o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, assinaram na tarde desta terça-feira (6) o termo de ajuste administrativo ao acordo de previdência social firmado entre os dois países.

Para que o acordo produza seus efeitos é necessária a sua aprovação pelo Congresso Nacional.

Depois disso, ele seguirá para promulgação e publicação.

“A assinatura de hoje marca o término de um processo negociador que teve início em 2009. O Brasil tem hoje no Canadá uma comunidade estimada em 30 mil cidadãos que têm acompanhado com ansiedade a conclusão deste processo. Fico especialmente satisfeito de estar contribuindo para que esse anseio de nossos concidadãos que hoje residem no Canadá se torne realidade”, afirmou Garibaldi Alves Filho.

O acordo previdenciário Brasil-Canadá foi assinado no dia 8 de agosto pelo ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antônio de Aguiar Patriota; e pelo ministro de Negócios Estrangeiros canadense, John Baird, por ocasião da visita oficial que o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fez ao Brasil.

O ajuste administrativo assinado nessa terça-feira define a operacionalização das regras do acordo.

Quando estiver em vigor, o acordo permitirá aos brasileiros que pagam a previdência social no Canadá que utilizem esse tempo de contribuição no Brasil.

O mesmo ocorrerá com os canadenses que trabalham no Brasil.

O embaixador Jamal Khokhar opinou que o acordo estreitará ainda mais os laços entre os dois países.

Ele registrou que hoje o Canadá já é o primeiro destino dos brasileiros que procuram estudar inglês ou francês no exterior.

Texto: Everton Dantas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *