GILBERTO JALES ESTUDA AMPLIAÇÃO DA ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Ampliação do sistema adutor Monsenhor Expedito beneficiará 30 municípios.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, visitou na manhã desta quarta-feira, 18, a área das obras de ampliação do sistema adutor Monsenhor Expedito em Nísia Floresta.

O objetivo da obra é ampliar a oferta de água em uma vazão de aproximadamente 900 mil litros por hora.

Um total de 12 novos poços serão perfurados e a obra beneficiará diretamente 30 municípios.

Gilberto Jales esteve nos locais onde foram perfurados os poços 1, 3, 5 e 7.

Além de conferir a obra de assentamento dos tubos da adutora. Cerca de 90% do assentamento de tubulação da adutora, num total de 20 quilômetros está concluída.

Falta concluir a obra física da Estação Elevatória de Água Bruta, conclusão de casas para operação dos poços e subadutoras.

Dos 12 poços, oito foram concluídos e mais quatro serão perfurados.

A obra tem o objetivo de reforçar a quantidade de água distribuída pela adutora Monsenhor Expedito.

Os doze novos poços levarão água por subadutoras até a Estação Elevatória de Água Bruta.

Desta estação por meio de adutora a água chegará até a Estação Elevatória 1, que fica próximo à Lagoa do Bonfim.

Deste ponto ela é distribuída às cidades beneficiadas pela adutora.

A obra no valor de R$ 11 milhões é um convênio entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos com o Banco Mundial dentro do Programa Semiárido Potiguar (PSP).

Atualmente, a adutora Monsenhor Expedito tem sua captação de água na Lagoa do Bonfim e em outros oito poços já existentes.

Para o secretário Gilberto Jales a obra é de grande importância pela ampliação da oferta de água atendendo a uma população expressiva de 240 mil pessoas.

A previsão de conclusão da obra é outubro deste ano. As cidades beneficiadas pela adutora são: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D´Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairí, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará

Juntamente com o secretário Gilberto Jales, participaram da visita técnicos do Programa Semiárido Potiguar e da Coordenadoria de Hidrogeologia (Cohidro) da Semarh.

Além de representantes do Consórcio responsável pela obra formado pelas empresas Proseng, GM e Cesan, além de representantes da empresa supervisora da obra a Thecne.

Texto: Ana Luiza Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *