GILBERTO JALES VAI AO DNOCS PELO PERÍMETRO IRRIGADO DE CRUZETA

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Semarh discute com o DNOCS ações para o Perímetro Irrigado de Cruzeta.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, estará nesta sexta-feira (30), às 15h, na sede do  Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS) em Fortaleza, tratando do projeto de recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta.

Ele será recebido pelo diretor geral Ramon Flávio Rodrigues.

Jales vai apresentar o projeto do perímetro irrigado de Cruzeta, as ações desenvolvidas pela Semarh e solicitar ao DNOCS providências que cabem ao órgão federal para o andamento do projeto.

Este ano, a Semarh já realizou reunião com a Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Cruzeta (Apicruz) que estão comprometidos com o trabalho.

O Perímetro Irrigado de Cruzeta possui uma área total de 124 hectares e 12 quilômetros de canais primários e secundários que levam a água do Açude Cruzeta até os lotes de 23 irrigantes, associados da Apicruz, que fazem parte das 41 famílias que ali residem.

O projeto contempla aquisição de equipamentos, recuperação e ampliação da rede de energia elétrica, recuperação do canal principal de irrigação e assistência técnica.

Já foram concluídos pela Semarh os 23 projetos executivos que indicam quais culturas serão plantadas em cada lote e que equipamentos serão necessários.

Também foi feita uma avaliação econômica e financeira do perímetro com receitas e despesas atuais para que se possam comparar esses dados depois da recuperação e modernização implantada.

Através de oficinas técnicas foram decididas as intervenções no perímetro.

Além das obrigações e necessidades dos envolvidos no projeto.

Outro trabalho realizado foi a avaliação hidrológica do Açude Cruzeta, de onde será retirada a água utilizada para irrigação.

Texto: Ana Luiza Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *