HOJE É DIA DE ASSISTIR ‘INÁCIO GARAPA, UM MATUTO SONHADOR’, O FILME GRAVADO EM ALEXANDRIA

Posted by casciano in Cidades, Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 10 Comments

Esta notícia é especial para a colônia de alexandrienses e alexandrinos residentes em Natal.

Nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2010, a partis das 19 horas e 30 minutos, no Teatro Popular Chico Daniel, vizinho à sede da Fundação José Augusto, haverá o lançamento do filme “Inácio Garapa, um Matuto Sonhador”, obra de ficção, criada, roteirizada e dirigida pelo jornalista José Gomes da Silva Filho, mais conhecido por J. Gomes, que também é o diretor do site de notícias arquivovip.com.

Convite - Lancamento do filme INACIO GARAPA - UM MATUTO SONHADOR

Inácio Garapa é o protagonista de uma comédia matuta que narra a saga do nordestino sonhador. O personagem carrega o apelido de Garapa desde criança, por ter sido criado com garapa de rapadura. É um homem que vive da lida na roça, mas sonha em ser um escritor ou um famoso cantador de viola ou ainda um vereador. Casado com Mundinha, com quem tem dois filhos.

O sonho que o nutre para deixar a vida sofrida da roça, leva Inácio Garapa e seus familiares à situações hilárias, principalmente pela rejeição aos seus devaneios da parte de sua esposa, representada pela brava mulher sertaneja.

O filme, apesar de poder ser classificado como uma comédia, traz em si também o drama da família nordestina, revelando dor e sofrimento diante dos períodos de seca e fome.

Um final surpreendente deixa o expectador do filme a acreditar na vitória de Inácio Garapa, que diante da sua persistência, garante um lugar ao sol também para quem é pobre e analfabeto.

Encarna o personagem Inácio Garapa, o areia-branquense Wellington Marques dos Santos, mais conhecido por Pintado, que atualmente mora na cidade de Pilões, vizinha à Alexandria, onde trabalha no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Pintado era pescador, como o seu pai, em Areia Branca, município litorâneo do Rio Grande do Norte, mas há sete anos mudou-se para o sertão da ‘Tromba do Elefante’, região que abriga os municípios do Rio Grande do Norte tendo o Ceará como vizinho de um lado, à Norte, e a Paraíba do outro, à Sudeste.

Hoje o lançamento do filme “Inácio Garapa, um Matuto Sonhador”, acontece aqui em Natal, mas no próximo dia 18, a festa será em Areia Branca, onde os conterrâneos de Pintado poderão vê-lo na grande tela.

Lá em Areia Branca, a prefeitura da cidade, através do prefeito Souza e do seu assessor de imprensa Luciano Oliveira, vai organizar uma festa no clube da cidade, onde ocorrerá o lançamento do filme e depois um baile. Mais ainda: prefeito e o secretário querem a presença de todo o elenco do filme na solenidade.

O filme “Inácio Garapa, um Matuto Sonhador” já tem até um blogue. Está no ar na grande rede mundial de computador no endereço http://inaciogarapa.blogspot.com/. Lá estão todas as informações sobre o filme, como comprar o DVD e participar do lançamento, aqui em Natal, em Mossoró e em Areia Branca. Tem também o ‘trailer’ do filme.

A maior parte do filme “Inácio Garapa, um Matuto Sonhador” se desenvolve na área rural. As gravações foram feitas no Sítio Outeiro, em Alexandria.

Uma casinha de taipa abrigou boa parte das gravações como sendo a moradia do personagem principal e a sua família, além do açude e a casa da fazenda. As cenas da plantação de feijão foram gravadas numa roça que pertence ao vereador Mazinho, que cedeu o espaço para as gravações.

Outra parte do filme foi gravada na cidade e dentre as cenas, há inserções do trabalho realizado no PETI.

A cidade de Major Sales também está no roteiro do filme. Por lá vamos conhecer a Associação Comunitária Sócio-Cultural e o Ponto de Cultura Tear Cultural, com o Mestre Bebé do Rei de Congo e a professora Maria Carlos Fernandes.

vv_dvd

A tiragem inicial será de 800 DVDs, que está padronizado com a impressão da imagem central na face do DVD e capa confeccionada com material gráfico. Para adquirir o DVD do filme basta comprar o ingresso para o lançamento, ao preço de 25 reais. Quem não puder ir assistir ao lançamento, poderá comprar o DVD através de pedidos pelo e-mail arquivovip@uol.com.br.

Para os alexandrienses que residem fora a compra do DVD será através de depósito ou transferência em conta corrente em nome de José G S Filho. Agência 1013-8 (Banco do Brasil), conta 26.897-6, acrescentando R$ 5,00 (cinco reais) para despesas de correios. Enviar no e-mail citado acima o nome completo, endereço, telefone para contato e o anexo do extrato de depósito ou dados sobre o depósito.

Não adquira o DVD pirateado, porque nos originais há uma trava onde o seu aparelho poderá não ter funcionamento normal. Além de adquirir um produto original, você também estará contribuindo com a cultura norte-rio-grandense.

A marca Barriguda Filmes, da qual pertence os direitos autorais do filme, está sendo patenteada e será legalizada seguindo todos os trâmites legais.

Finalizadas as informações, vamos todos para o lançamento de “Inácio Garapa, um Matuto Sonhador”, prestigiar e aplaudir o trabalho meritório do jornalista J. Gomes.

 Que venham outras iniciativas como esta.

10 Responses to HOJE É DIA DE ASSISTIR ‘INÁCIO GARAPA, UM MATUTO SONHADOR’, O FILME GRAVADO EM ALEXANDRIA

  1. ANNA CAROLINA GUEDES DE OLIVEIRA says:

    OLÁ BOA TARDE SOU DO INTERIOR DA PARAIBA E MORO EM NATAL/RN, GOSTARIA MUITO DE ASSISTIR O FILME “INACIO GARAPA” AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE, APESAR DE JÁ TER OUVIDO ÓTIMOS COMENTÁRIOS SOBRE O FILME. AINDA NÃO ASSISTI. COMO FAÇO PARA CONSEGUI O DOWNLOAD DO FILME?
    ANNA CAROLINA GUEDES DE OLIVEIRA

  2. EDIVANEIDE DA CONÇEIÇAO ALVES says:

    ESTE FILME FOI UM GRANDE SUCESSO. O SUCESSO FOI TOTAL. OS ATORES SÃO ESPETACULARES. ELES SÃO LINDAS PESSOAS HUMILDES E SÃO ARTISTAS DE CINEMA. SUCESSO SEMPRE JG.
    EDIVANEIDE DA CONCEIÇÃO ALVES

  3. demioson says:

    EU GOSTO MUITTO DE INACIO GARAPA APESSAR DO FILME DELLE ?/

  4. eu tenho o dvd de inacio garapa
    e muito bom.
    eu gostei muito

  5. antonia aparecida da silva teixeira says:

    gostei muito do filme

  6. jose fabio da silva melo says:

    sou de limoeiro-pe,e no momento estou em sao paulo gostaria de saber como faço para adquirir o dvd do filme do inacio garapa,achei o filme muito bom, foi bem produzido com otimos atores

  7. Jhyovana says:

    Eu tenho o DVD do Inácio Garapa é muito legal

  8. bruno says:

    ltadinha mui to bom asistir o filme

  9. amarildo says:

    ganhei um dvd do meu subrin adorei ao filme muito bom;;;;;;;;;;;;;;;

  10. cleiciane says:

    Inácio, eu tenho seu dvd. Eu gosto. É muito engraçado mesmo!

Deixe uma resposta