HOSPITAL GIZELDA TRIGUEIRO, SOB A DIREÇÃO DE MILENA MARTINS, CONCORRE À PRÊMIO INOVASUS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O modelo da atenção e da gestão implantado desde 2008 no Hospital Giselda Trigueiro (HGT) está entre as 40 iniciativas selecionadas entre um total de 250 ações desenvolvidas na Saúde Pública do país para concorrer ao Prêmio “Gestão do Trabalho para Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde – InovaSUS”, lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde.

O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer, inclusive através do repasse de recursos financeiros, as 20 melhores práticas relacionadas à gestão do trabalho na Saúde Pública, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, as condições de trabalho e o atendimento no SUS.

O trabalho executado no HGT, intitulado “Gestão Participativa: estratégia de inovação nas relações de trabalho e qualificação do SUS”, vem estimulando a participação dos trabalhadores do hospital no planejamento das ações, permitindo que se tornem corresponsáveis pela gestão da unidade, conforme diretriz da Política Nacional de Humanização.

Para tanto, foram estruturados colegiados nos quais representantes das várias categorias dos servidores têm autonomia para planejar e avaliar as ações desenvolvidas.

Além disso, foi implantado um programa de educação permanente, segundo o qual são realizadas capacitações, com base nas necessidades apontadas pelos próprios servidores.

Outro destaque do modelo de gestão consiste na inclusão dos usuários, que são continuamente convidados para reuniões com a direção do hospital, para discutir sobre suas expectativas e demandas quanto ao serviço prestado.

Segundo a diretora geral do HGT, Milena Martins, “a iniciativa contribuiu para melhorar os indicadores hospitalares, como os de produtividade e da taxa de mortalidade, bem como para uma maior satisfação e envolvimento dos servidores no desempenho de suas funções, de modo a oferecer um serviço de maior qualidade”.

Além do Hospital Giselda Trigueiro, foi selecionada, no Estado, para concorrer ao prêmio, o dimensionamento do quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública, desenvolvido pela Coordenadoria de Recursos Humanos da instituição.

O resultado da premiação será divulgado no próximo dia 15.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *