HOSPITAL SANTA CATARINA, EM NATAL, RECEBE CURSO DE CUIDADOR

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, a partir da próxima segunda-feira (06), o 6º curso de Noções Básicas para Cuidadores de Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, no auditório do Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina).

O objetivo é capacitar cuidadores e interessados para trabalhar como acompanhantes de pessoas idosas e portadores de necessidades especiais. O curso continua nos dias 07, 09, 13, 14 e 16 de junho.

Dentre os temas a serem discutidos estão, a sexualidade na terceira idade, doenças mais comuns nessa fase, segurança alimentar e nutricional e importância do vínculo da família junto ao usuário.

O dia 07 está reservado para a Oficina de Tecnologia Assistiva, projeto desenvolvido por terapeutas ocupacionais do Programa de Internação Domiciliar (PID) da Sesap, e vencedor do Concurso Talentos da Maturidade – Categoria Programas Exemplares em 2009, exercício 2010 – do Banco Santander.

De acordo com Riudete Sousa, coordenadora do PID, esta edição do curso terá a participação especial de funcionários do Banco Santander:

“Conseguimos cumprir todos os passos do Termo de Cooperação firmado com o banco. Inclusive ultrapassamos a meta de capacitação de cuidadores em 2010, com 638 cuidadores. Por isso, conseguimos uma nova premiação para o exercício 2011 no valor de setenta mil reais”, informou a coordenadora.

O Programa de Internação Domiciliar (PID) foi implantado em setembro de 2005, com o objetivo de oferecer assistência domiciliar aos idosos doentes e com alguma dependência funcional, além dos portadores de doenças crônicas e terminais que podem receber alta hospitalar precocemente, desde que recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional, para diminuir as complicações por internação prolongada e reinternações.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *