HOSPITAL WALFREDO GURGEL TREINA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através da Direção de Enfermagem, promove nesta sexta-feira (2), das 14h às 16h, no auditório, a primeira apresentação do Protocolo de Combate as Úlceras por Pressão.

A exposição, apesar de direcionada a técnicos de enfermagem e enfermeiros, é aberta aos demais funcionários do hospital.

O protocolo ainda será apresentado em segunda oportunidade.

Desta vez, no próximo dia 6, das 19h às 21h, no auditório.

O público alvo também será o mesmo.

A enfermeira, Cilane Vasconcelos, explica que estes tipos de ferimentos são causados pela falta de oxigenação que ocorrem em tecidos moles (como músculos, tecidos adiposos, gordura, entre outros) normalmente em áreas de proeminências ósseas.

“Estas lesões aparecem quando uma pressão aplicada à pele excede a pressão capilar normal, provocando a diminuição da irrigação saguínea e, conseqüentemente, a falta de oxigênio e nutrientes para os tecidos”, explica.

O Protocolo que será mostrado amanhã é baseado no texto do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Rio Grande do Norte.

Para a utilização no Walfredo, no entanto, Cilane conta que “algumas modificações foram feitas para que o documento se adaptasse à nossa realidade”.

Os primeiros setores a terem o novo Protocolo posto em prática serão as UTIs e as enfermarias do segundo andar.

Apesar de o treinamento estar sendo realizado pelo NEP, não há necessidade de inscrição.

Basta comparecer ao auditório na data e hora marcadas para participar.

Aos presentes será fornecido certificado que poderá ser utilizado para computar carga horária na avaliação de desempenho deste ano.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *