IGREJA LEMBRA CENTENÁRIO DE DOM MANUEL TAVARES

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Duas paróquias da Arquidiocese de Natal comemorarão os cem anos do nascimento de Dom Manuel Tavares de Araújo: Angicos, que teve o Pe. Manuel Tavares como vigário, por vários anos, e São José de Mipibu, sua terra Natal, em cuja Matriz está sepultado.

Em São José de Mipibu, haverá missa de homenagem póstuma, neste dia 7 de julho, às 19 horas, na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo Pároco, Pe. Matias Soares, e vários outros padres da Arquidiocese. O próprio Arcebispo, Dom Jaime, fará a homilia.

Em Angicos, a programação também aconteceu neste dia 7 de julho, porém mais extensa.

Houve alvorada, às 5 horas, e inauguração do Centro Pastoral Dom Manuel Tavares de Araújo, agora há pouco, às 16 horas, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas, além da Orquestra Sinfônica, que executou o hino da paróquia.

Estiveram presentes, compondo a Mesa, na solenidade de inauguração, o Administrador Paroquial de Angicos, Pe. Severino da Silva Neto; o Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo; o pároco emérito de Angicos, Mons. Francisco das Chagas Pereira Pinto; o vigário geral da Arquidiocese, Pe. Edilson Soares Nobre; o vigário episcopal norte, Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior; o reitor do Seminário de São Pedro, Pe. Ajosenildo Nunes; o prefeito de Angicos, Ronaldo Teixeira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonel Ribeiro Neto; e o comandante da Polícia Militar na cidade, Ten. Alexsandro do Amaral Fagundes.

As comemorações serão encerradas às 17h30, com celebração de missa, na Matriz de São José, de Angicos, em homenagem póstuma a Dom Tavares, pelo centenário de nascimento.

Dom Manuel Tavares nasceu eu 7 de junho de 1912, em São José de Mipibu (RN).

Foi ordenado sacerdote em 1936 e, por vários anos, assumiu a Paróquia de São José, de Angicos.

Em 1959, quando era pároco de Angicos, foi nomeado bispo para a Diocese de Caicó (RN).

Foi ele quem empreendeu a campanha, junto ao povo de Caicó, para levantar os recursos e instalar a Emissora de Educação Rural.

O objetivo da Rádio, em Caicó, era o mesmo das outras duas, instaladas em Natal e Mossoró: levar a educação e a catequese aos lugares mais distantes do Seridó, através das Escolas Radiofônicas e dos programas religiosos e a transmissão da missa dominical, que ele presidia na Igreja do Rosário.

Dom Tavares faleceu em 18 de fevereiro de 2006, em Natal, e está sepultado na Igreja Matriz de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu.

Com José Bezerra e Cacilda Medeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *