IMPORTANTES EXAMES PARA TRANSPLANTES AUTORIZADOS E REALIZADOS NO RIO GRANDE DO NORTE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Rio Grande do Norte é credenciado para a realização de exames para transplantes.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através do  Hemocentro Dalton Barbosa Cunha comemora esta semana a habilitação do laboratório de Histocompatilidade (HLA) junto ao Ministério da  Saúde.

A Direção do hemocentro vem trabalhando desde o início do ano para essa habilitação.

No mês  de março, técnicos do Ministério da Saúde realizaram uma vistoria para aprovar seu funcionamento.

O credenciamento saiu através da Portaria 317 de 16 de abril de 2012 e foi publicada no Diário Oficial da União, que prevê a realização de exames necessários para o transplante de medula óssea e órgãos sólidos.

O laboratório de HLA teve suas instalações físicas inauguradas em 2001, mas somente em dezembro de 2011, de fato, foi colocado em caráter funcional na realização de exames de histocompatibilidade entre receptores e doadores de medula óssea.

Para a Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha, é motivo de comemoração para o Estado.

“Com a aprovação, o Rio Grande do Norte contará com um laboratório público para a realização de exames para transplantes, beneficiando a população”.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias e alguns tipos de câncer e a doação é um gesto extremamente importante e solidário, que poderá representar a continuidade da vida para estes pacientes.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *