INCUBADORA GRADUA EMPRESAS APÍCOLAS EM MOSSORÓ

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O estímulo ao desenvolvimento do empreendedorismo, através do processo de incubação empresarial, mostra resultados positivos.

A Incubadora de Agronegócios de Mossoró (Iagram) graduou duas empresas incubadas do setor apícola neste início de semana, durante a abertura do II Seminário da Iagram – Despertando para o empreendedorismo no Semi-Árido.

Realizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o evento marca a graduação da primeira empresa com atuação fora do Rio Grande do Norte.

A Iagram faz parte do Programa Sebrae de Incubadoras.

Com a graduação, a Mel Canaã, instalada no município de Russas, no Ceará, e o Mel de Angicos passam a compor a categoria de associados da Iagram.

O processo durou três anos após o período de incubação.

De posse do certificado que atesta a Mel Canaã como empresa graduada, o produtor Daniel Santiago anima-se com os avanços obtidos durante o período de incubação.

O incentivo e a participação do Sebrae em todo o processo foram determinantes para o sucesso da empresa, que anualmente produz cerca de 30 quilos de mel por colmeia.

“Estou mais preparado para o mercado. A incubadora dá oportunidade para que mostremos nosso produto em eventos. Isso seria impensável de acontecer sem esse apoio. A Iagram funciona como uma gestação, e é assim que me sinto como se estivesse nascido preparado para o mercado”, opina.

Daniel Santiago conta que participou de várias capacitações durante o período em que a empresa esteve incubada, fato que fez com que o produtor despertasse para outros nichos de mercado, como a produção de abelhas rainhas e melhoramento genético.

“Participei de momentos bem interessantes em consultorias e capacitações. Agora já estou me voltando, além da produção de mel, para a produção de rainhas. Percebi o potencial deste novo caminho e vou apostar nele”, aponta.

A Iagram foi a primeira incubadora instalada em Mossoró, e conta atualmente com 13 empresas incubadas, sendo nove delas ligadas ao setor da apicultura.

Além da Iagram, o município conta com a Incubadora CITEC’s, e a Incubadora de Petróleo e Gás.

Texto: Sandra Monteiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *