INTERNET PARA A MELHOR IDADE NA CLÍNICA MÁRCIA ORTIZ

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pesquisas científicas tem comprovado que há uma melhora na qualidade de vida do idoso que se propõe a passar pelo processo de inclusão digital.

Como resultado positivo, a  autonomia e a melhor interação com esta sociedade digital são os pontos mais relevantes.

Utilizar os serviços bancários, preencher e enviar seu próprio imposto de renda, comunicar-se com seus parentes e amigos por meio de e-mails, ouvir os termos da internet e compreendê-los, tudo isto os faz se sentirem mais a vontade e seguros, facilitando até mesmo a melhor interação com os membros mais jovens da família.

Para facilitar este acesso a um mundo novo, divertido e útil, a Clínica Márcia Ortiz está oferecendo através da instrutora Leonor Barbosa dos Santos, oficinas no próximo dia 16, em horários a serem marcados durante todo o dia, nos três turnos.

Para Márcia Ortiz, diretora da clínica, é um desafio aprender algo novo, mas é possível, com a metodologia apropriada e o desejo por parte do indivíduo, “o ensino para esta faixa etária requer do instrutor afinidade com este público, paciência, aplicação de exercícios de fixação e aulas mais práticas que teóricas. Deve-se adequar também o tipo dos equipamentos de acordo com as necessidades e limitações dos alunos, por exemplo, alguns idosos já aderiram ao tablet como ferramenta para acesso a internet, pois sendo a tela touchscreen não há necessidade de mouse”, informa Ortiz.

A oficina atende as pessoas a partir dos 40 anos que não tem nenhum ou tem pouco conhecimento de acesso a Internet, e deseja aprender a utilizar este meio tecnológico para facilitar sua rotina diária, comunicar-se ou simplesmente se divertir.

As inscrições podem ser feitas na Clínica Marcia Ortiz, rua Avenida Passeio dos Girassóis, 2562 – Mirassol – Natal/RN  – Fones: 3231-1727/8832-1385 – www.marciaortiz.com.br

Mais sobre a a inclusão digital do idoso:

É notório que o acesso a Internet  tem trazido melhoras na dinâmica da vida de pessoas que viveram anos a margem desta tecnologia, e ousaram ultrapassar barreiras pessoais  desmistificando  possíveis dificuldades de aprendizagem.

Por exemplo, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde é oferecido um curso de informática para a 3ª. idade, foi realizada uma pesquisa de avaliação.

Dentre os participantes, 79% não utilizavam computadores antes do curso  e 97%  disseram que não utilizavam internet.

No término do curso,  97%  afirmaram que os conhecimentos de informática aumentaram a facilidade com que se relacionam com o mundo informatizado, ou seja, ficaram mais atualizados, adquiriram segurança ao usar um computador, perderam o medo de usar outras máquinas computadorizadas, como caixas eletrônicos, melhoraram o lazer e a comunicação (via internet)  com parentes e amigos, ganharam independência de serviços de terceiros e passaram a ajudar outros iniciantes.

Estes são alguns dos benefícios de aprender a acessar a internet.

Texto: Flávio Rezende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *