ISSO AQUI É QUE É NOTÍCIA DE POLÍTICA!

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

COLUNA POLÍTICA EM FOCO – REVISTA FOCO – SEMANAL

http://revistafoco-rn.com

A PERCEPÇÃO EQUIVOCADA DE PODER NA DEMOCRACIA

Os primeiros meses do governo Dilma Rousseff, no Brasil; do governo Rosalba Ciarlini, no Rio Grande do Norte, e o início dos dois anos finais da administração Micarla de Sousa, em Natal, revelam a importância da negociação política e da articulação política para se governar na democracia brasileira.

Dilma tem enfrentado situações delicadas no Congresso Nacional e, em menos de 6 meses de governo, precisou substituir dois ministros importantes: o ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República e o ministro das Relações Institucionais.

Rosalba tem enfrentado greves de várias categorias de funcionários públicos e, pelo menos até o fechamento desta coluna, parecia estar exaurida a capacidade de articulação e negociação políticas da sua equipe de governo, que já estaria apelando ao Poder Judiciário para encaminhar o processo da relação com os servidores do governo.

Micarla, credo cruz! tem enfrentado situações políticas na relação direta com o morador de Natal, cada dia mais complicadas. Prova disse é o crescimento do Movimento #ForaMicarla, que começou com uma articulação nas redes sociais da internet, sem líderes, sem partidos políticos e hoje é uma ação política que já atingiu espaços nos principais notíciários dos principais veículos de comunicação do país.

Mas, onde estará o erro de articulação e negociação política de Dilma, Rosalba e Micarla?

Vários motivos poderiam ser elencados, mas vamos focar apenas na ‘percepção errada de poder’.

Assumindo ‘a imensa responsabilidade de governar um país, um estado e uma cidade’, essas 3 mulheres tiveram, em princípio, a percepção de que haviam conquistado o poder, esquecendo que o poder, nas democracias, pertence ao povo.

Enquanto essa percepção estiver errada, essas 3 governantes vão continuar enfrentando problemas em suas relações políticas e institucionais.

É por aí!….

 

GARIBALDI APÓIA EMPREGADA DOMÉSTICA EM REUNIÃO DA OIT

Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, defendeu na reunião da Comissão de Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho, na 100ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, na Suíça, a manifestação aprovada para que seja incluído um capítulo específico sobre empregados domésticos na Convenção 102 da OIT. O que vai garantir aos empregados domésticos, no Brasil, direitos básicos como a aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-doença, salário família e maternidade e o pagamento de pensão por morte.

 

NEPOTISMO CRUZADO NA MIRA DOS PROMOTORES

Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público aguardam o prazo de 30 dias para que a prefeita Micarla de Sousa e o presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins, exonerem todos os ocupantes de cargos comissionados, que possuam relação de parentesco consanguíneo com os agentes públicos. Câmara Municipal e Prefeitura de Natal não podem ser consideradas pessoas jurídicas distintas. Sem as rescisões, o Ministério Público deverá instaurar uma Ação Civil Pública e encaminhar reclamações ao Supremo Tribunal Federal. O caso é sério!

 

O DIFÍCIL EQUILÍBRIO FINANCEIRO DO GOVERNO DO RN

Preocupação diária do secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, o equilíbrio financeiro do governo Rosalba Ciarlini ainda não está consolidado. Desatenta, a  a própria governadora propaga o contrário, como fez na propaganda do seu Partido Democratas. Ainda há desequilíbrio, contas atrasadas dos governos anteriores e contas atrasadas já deste governo. É uma pena, a governadora não saber disso.

 

ALERTA VERMELHO NA SAÚDE PÚBLICA

A confirmação de um óbito causado pela contaminação da superbactéria KPC, na vizinha Paraíba, deixou em polvorosa as autoridades da saúde pública dos estados vizinhos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está atenta ao problema, que só agrava a já preocupante luta para se combater o mosquito da dengue. Pra quem não sabe (e eu não sabia), a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) é uma mutação genética que torna a bactéria resistente aos principais grupos de antibióticos. Todo cuidado é pouco com os pulmões!

 

AGRIPINO E AS VERBAS DE GABINETE

Não, não chega a ser um escândalo nacional e nem local, mas merece registro. O jornal Correio Braziliense, em Brasília, e o jornal Tribuna do Norte, em Natal, publicaram que o senador José Agripino, “está entre os cinco parlamentares que se beneficiam de brechas na legislação ao usar verbas do auxílio-moradia para bancar as despesas das casas ou apartamentos que têm em Brasília”. O auxílio-moradia é de R$ 3,8 mil por mês para cada senador, que o aceita.

 

ELES DISSERAM!…

Esse dinheiro vem para a nossa conta. Está dentro das normas. Uso para pagar despesas com água, luz, telefone e tudo mais que se refere a uma casa”. Do senador José Agripino.

“Já determinei a todos os meus secretários que enviem todos os contratos de locação de imóveis realizados pela PMN (…). Quero transparência total”. Da prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

“A prefeita estava visivelmente agressiva em suas palavras. Da vereadora Júlia Arruda.

“Por respeito ao legislativo me distanciei por completo de qualquer articulação que interferisse no desenrolar da CEI. (…) Por fim, fui informada do encerramento precoce da CEI pela ausência espontânea de representante da bancada da oposição na comissão”. Da prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

“A prefeita fala tanto em transparência. Tem ferramenta mais transparente do que uma CEI? Micarla quis desqualificar a oposição, mas tudo que buscamos é o debate, o confronto de idéias. Queremos apurar, não apenas que ela encaminhe documentos que lhes são convenientes”. Da vereadora Júlia Arruda.

“Natal será grata a essa juventude que está fazendo história em nossa cidade. Da deputada federal Fátima Bezerra.

 “Hoje, graças a Deus, tenho a presidenta Dilma como minha maior parceira. Em Brasília tenho encontrado todas as portas abertas para o envio de recursos para Natal.(…)”. Da prefeita Micarla de Sousa.

“Esse movimento é hoje um símbolo da indignação que tomou conta da cidade contra uma gestão absolutamente desastrosa, a pior da nossa história e que em dois anos levou Natal ao caos”. Da deputada federal Fátima Bezerra.

“(…) A partir de setembro as obras de mobilidade irão iniciar e ninguém pode dizer que não é verdade a parceria da presidenta Dilma com a Prefeitura de Natal”. Da prefeita Micarla de Sousa.

 

ME DISSERAM!…

… Que Fátima Bezerra conseguiu entrar no debate travado por Micarla de Sousa e Júlia Arruda, antecipando 2012. Será?…

… Que não está, pelo menos por enquanto, totalmente descartada uma candidatura do professor Ivonildo Rêgo à prefeito de Natal. Será?…

… Que o Palácio do Planalto não consegue entender porque Fátima Bezerra e Fernando Mineiro ainda não convidaram Ivonildo Rêgo para se filiar ao PT. Será?…

… Que a mais ferrenha oposição ao nome de Ivonildo Rêgo como alternativa para disputar o cargo de prefeito de Natal, está dentro do PT. Será?…

… Que ninguém tem coragem de falar em nomeações do governo da presidente Dilma, na frente de Wilma e de Iberê. Será?…

 

PRA FECHAR… CONTE OUTRA, VIU!

Foi só o professor Ivonildo Rêgo dizer que iria cuidar do Projeto Metrópole Digital, para o deputado federal Rogério Marinho usar a propaganda do seu partido, o PSDB, e se intitular ‘pai da idéia’ e ‘gerador dos benefícios’. Chamou Ivonildo pro ‘ringue da luta política’. O ex-reitor mantém-se calado, embora os seus ouvidos estejam ouvindo muitas propostas. E até ‘canto de sereia’. E agora?… Será que Ivonildo vai topar a parada? Sei não, viu?!… Conte outra, vai!

 

Leia a Revista Foco. Semanalmente nas bancas, a partir da segunda-feira.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *