JAEM ESTIGARRIGA, BRUNO OLIVEIRA, CAIO OLIVEIRA, ISAÍAS LIMA E VICTOR DANTAS GANHAM O DESAFIO SEBRAE

Posted by casciano in Economia, Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

Equipe da UFERSA vence Desafio Sebrae no RN.

Os cinco universitários da equipe Run to Win alcançaram a nota 87,556 no acumulado de sete rodadas e levaram o título de vencedores da etapa estadual do Desafio Sebrae.

Pela primeira vez uma equipe de estudantes de uma universidade fora da capital venceu o jogo virtual Desafio Sebrae.

Cinco estudantes do curso de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró, uniram-se, montaram a equipe Run to Win e conquistaram o título de campeão estadual.

A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de hoje (20), no Auditório do Sebrae-RN, em Natal.

Os troféus foram entregues pelos diretores do Sebrae-RN, Lázaro Mangabeira (Operações) e João Hélio Cavalcanti (Superintendente em exercício).

Os estudantes Antônio Jaem Estigarriga Menescal Neto, Bruno Dantas Laurindo Oliveira, Caio Felipe Sales de Oliveira Santos, Isaias da Silva Lima e Victor de Andrade Dantas também receberam vouchers para participação no Seminário Empretec, em Natal.

A pro-reitora de Extensão e Cultura UFERSAa, a professora Ludmilla Carvalho de Oliveira, também recebeu o troféu pela instituição de ensino superior vencedora.

“Aprendemos que a palavra desistência não deve constar no dicionário de quem deseja vencer. Agora, vamos conversar e traçar as estratégias para irmos preparados e confiantes às próximas fases”, diz o líder da equipe o estudante Isaias Silva.

Essa é a segunda vez que o grupo participa do Desafio Sebrae.

A solenidade contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Benito Gama, que destacou a importância da integração entre academia e as empresas.

“O empreendedorismo começa com o entusiasmo, nasce do individual, da vontade de vencer desafios, e não apenas da técnica”, opina.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, em exercício, João Hélio Cavalcanti, destaca o fato da equipe vencedora ser de uma instituição do interior do Estado.

“O fato de a equipe vencedora ter vindo de uma instituição de Mossoró comprova que o empreendedorismo não tem fronteiras. As equipes têm um nível excelente, o que torna o jogo cada vez mais competitivo”, avalia.

Para o diretor de operações do Sebrae-RN, Lázaro Mangabeira, o jogo serve para desenvolver características empreendedoras nos universitários e reforçar conhecimentos na área de gestão com um trabalho em equipe na tomada de decisões.

Os universitários alcançaram a nota 87,556 no acumulado de sete rodadas classificatórias.

A equipe Run to Win viajará para Brasília para disputar a fase semifinal do jogo virtual, que será realizada entre 18 e 23 de novembro.

Neste ano os estudantes tiveram como desafio a administração de uma indústria de bicicletas e, para vencer, era necessário gerenciar a empresa e tomar decisões norteadas pelo ambiente e tendências do mercado e concorrência.

Nesta edição do Desafio Sebrae, 1.706 estudantes potiguares se inscreveram no concurso.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a que teve o maior número de inscritos, 774 universitários, seguida da Universidade Potiguar (UnP), da qual participaram 356 alunos.

Aproximadamente, 340 equipes iniciaram a competição, mas apenas dez chegaram à final estadual.

A equipe que obteve o segundo melhor desempenho foi Innovare, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia da Computação da UFRN, com uma nota de 85,607.

Já a Equipe 19, composta por universitários dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da UFRN, conquistou a terceira posição com a nota 85,184.

Os vencedores no Rio Grande do Norte estão, automaticamente, classificados para disputar a fase semifinal, em que os pontos de todas as equipes vencedoras nos Estados serão zerados e novas rodadas do Desafio são feitas para definir oito equipes finalistas.

Cada um dos participantes ganha um IPad e o grupo vencedor é premiado com uma viagem internacional a um centro de empreendedorismo.

Texto: Sandra Monteiro.

Compartilhe

One Response to JAEM ESTIGARRIGA, BRUNO OLIVEIRA, CAIO OLIVEIRA, ISAÍAS LIMA E VICTOR DANTAS GANHAM O DESAFIO SEBRAE

  1. Rodrigo says:

    Gostaria de entrevistar alguém da equipe. Seria possível passar um contato? Abs. Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *