JORNALISTA REALIZA PESQUISA SOBRE BLOGUES E CULTURA DIGITAL

Posted by casciano in Cultura, Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A professora e jornalista Stella Galvão, da Escola de Comunicação e Artes da UnP, participará nos dias 3 e 4 de agosto, do X Politicom – Congresso Brasileiro de Marketing Político, que será realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Durante este evento, Stella fará sua apresentação no Grupo de trabalho sobre Internet. “Blogs jornalísticos e simultaneamente políticos: Uma imbricação de campos”.

Este trabalho, aceito pelo professor Maurício Romanini, coordenador do GT, é um desdobramento da pesquisa sobre blogs jornalísticos do Rio Grande do Norte iniciada pela professora no primeiro semestre deste ano.

Nele, é destacada a relação intrínseca entre a proliferação dos endereços online e uma série de mudanças que implicam repensar a produção e a difusão de notícias em períodos eleitorais.

O artigo detalha, então, o impacto da internet na cobertura política, tendo por base autores que têm discutido as relações umbilicais entre os campos do Jornalismo e da Política tendo a web por cenário.

Busca, ainda, compreender algumas influências das tecnologias de comunicação em rede sobre a produção jornalística, tendo os blogs de opinião política como objeto de análise.

O evento, o mais prestigiado na área, é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Marketing Político.

Nos dias 5 e 6, a professora Stella Galvão participa do IX Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, na Universidade Paulista (Unip).

No trabalho intitulado “Cultura em meios digitais: espaço e territorialização”, que será apresentado no primeiro dia do evento, Stella discute as mudanças radicais e irreversíveis da subjetividade face às novas interações comunicacionais que ocorrem por meio das mídias digitais.

Mudanças que afetam as trocas sociais, constituindo um modo diverso de relacionar-se com o outro.

O artigo, aprovado para ser apresentado no GT Redes Sociais e Cultura, aborda o vínculo estreito entre a cibercultura e o pensamento contemporâneo através das interações via Internet.

Com João Maria Alves.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *