JOVEM A PARTIR DE 16 ANOS JÁ PODE DOAR SANGUE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A partir desta segunda-feira, 4, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha/HEMONORTE inicia oficialmente a admissão de jovens de 16 e 17 anos para doação de sangue, com autorização dos pais ou responsáveis legais, e de pessoas com até 68 anos de idade.

A medida abrange também as unidades de hemoterapia dos municípios de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.

Desde o mês de junho, em todo o Brasil, foram estabelecidos novos critérios para doação de sangue, através da portaria 1.353 do Ministério da Saúde.

Até então só podiam doar sangue pessoas entre 18 e 65 anos. Com a ampliação da faixa etária, cerca de 14 milhões de pessoas serão incentivadas a doar sangue.

Os jovens de 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemonorte acompanhados do seu responsável legal, que precisa permanecer na instituição durante todo o processo de doação.

Mesmo com a ampliação da doação de sangue de pessoas até os 68 anos, o limite para a primeira doação de sangue é de 60 anos.

Para ser um doador é preciso ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Basta chegar ao Hemonorte, apresentar um documento com foto e, após um teste de sangue e uma breve entrevista, fazer a doação.

A quantidade de sangue coletado é reposta imediatamente pelo organismo do doador e pode salvar a vida do paciente que irá receber a doação.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *