LABORATÓRIOS DO HWG RECEBEM NOVOS EQUIPAMENTOS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Os laboratórios do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) contam, a partir deste mês de agosto, com três novos equipamentos que darão maior agilidade e garantia de qualidade aos procedimentos realizados.

Juntos, os laboratórios do HWG e do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) realizam uma média 30 mil exames por mês.

O laboratório do PSCS recebeu o Trynity Biotech, um aparelho de coagulação totalmente automatizado, que realiza procedimentos como TAP (Tempo e Atividade de Protrombina) e TTP (Tempo de Tromboplastina Parcial).

Os exames possibilitam a determinação de fatores de coagulação e são essenciais no período pré-operatório e no acompanhamento de pacientes que estão em uso de anticoagulante.

Para a bioquímica Elda Aires, chefe do laboratório do PSCS, a nova aquisição traz vantagens como a melhoria no controle de qualidade dos exames e maior segurança para o paciente.

“O equipamento elimina a necessidade de manipulação da amostra, pois o próprio tubo onde é coletada pode ser inserido diretamente no aparelho”.

Cada laboratório adquiriu ainda dois auto-analisadores hematológicos automáticos, que darão mais agilidade (cada aparelho realiza a leitura de 110 testes/hora), segurança, precisão e confiabilidade a exames como hemograma e contagem de plaquetas.

Estão disponíveis, também, dois aparelhos automatizados para realização de exames bioquímicos, como glicose, colesterol, triglicerídeos e CKMB (exame cardiológico para pesquisa do infarto agudo do miocárdio).

“No laboratório do Walfredo Gurgel são realizados os exames dos pacientes internados, além da lavagem e esterilização do material de uso, como tubos, pipetas e lâminas”, explica a bioquímica Magaly Câmara.

No laboratório do PSCS são realizados os exames relativos aos atendimentos de urgência.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *