MARIA FELIPE DE ARAÚJO LEMOS E JACIENE SANTOS DESTACAM RESULTADOS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Sesap implanta Caderneta de Saúde do Adolescente.

O Grupo Auxiliar de Saúde da Criança e do Adolescente (Gasca) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã de hoje (21), no auditório da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), a Oficina de Implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente.

A publicação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo Ministério da Saúde com objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

A Oficina contou com a participação de profissionais de saúde dos municípios da I, III, V URSAP e Região Metropolitana de Natal.

Maria Felipe de Araújo Lemos, técnica da Secretaria de Estado da Educação de da Cultura (SEEC), explicou a importância do trabalho conjunto entre as duas áreas.

“Os profissionais de saúde são responsáveis por desenvolverem a formação junto aos profissionais da educação, que irão repassar a caderneta aos alunos”.

O material tem como objetivo a promoção da saúde e avaliação clínica e psicossocial do adolescente. Foram elaboradas versões diferenciadas para meninos e meninas entre 10 e 16 anos de idade.

“Existe o conteúdo comum, mas algumas informações são direcionadas de acordo com as particularidades de meninos e meninas”, explica Jaciane Santos, sanitarista do GASCA e componente da equipe do PSE no Rio Grande de Norte.

Ela explica que a abordagem da caderneta deverá ser feita de acordo com o planejamento local, sendo que as temáticas precisam ser incluídas no programa pedagógico das escolas.

“A caderneta deverá ser entregue individualmente para cada adolescente, mas será utilizada em diversas ações, tanto pelos professores como também pelas famílias”.

Na primeira fase foram realizadas oficinas para profissionais de 31 municípios do Estado, além da capital. Nesta segunda fase participam profissionais de outros 85 municípios do RN.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *