MATERNIDADES DE NATAL SE UNEM POR LEITE MATERNO E RECIPIENTES DE VIDRO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

As três maternidades públicas de Natal estão juntas na realização de uma campanha para doação de leite materno e a arrecadação de recipientes de vidro no município. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação na mobilização, uma vez que quantidade de recipientes é insuficiente para a coleta do produto a ser distribuído às crianças cujas mães, por algum motivo, não podem amamentar.

A idéia teve início na Maternidade das Quintas, desde o começo do mês de junho, e, nas últimas semanas, ganhou a parceria da Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão e também do Hospital da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais.

“A campanha nasceu da necessidade que observamos em aumentar o banco de leite da maternidade e principalmente a capacidade de armazenamento deste material. Pois, além do baixo estoque, existe o alto custo dos recipientes e dificuldade em coletá-los. Visto isto, as outras maternidades, que possuem as mesmas dificuldades, aderiram à iniciativa”, explica a diretora da maternidade das Quintas, Francisca Francinete de Medeiros.

As doações de recipientes podem ser feitas nas próprias maternidades, sendo aceitos apenas os de vidro com tampa plástica de 500 ml e 250 ml, como de café solúvel ou maionese. “Recipientes de vidro com tampas de ferro ou alumínio não servem, pois o material contém substâncias que podem contaminar o leite armazenado”, pontua Francisca Francinete de Medeiros.

Em relação a doações de leite materno, a diretora da maternidade das Quintas esclarece que as três maternidades do município possuem um espaço chamado “Cantinho do Peito”, que é uma sala reservada para mães que desejam fazer a doação de seu leite para o armazenamento no banco de leite, assim como um banco de leite responsável para suprir as necessidades dos recém-nascidos que nascem em cada uma das unidades. Para ser doadora, a mãe deve ser saudável e estar amamentando.

A coleta do leite é feita diariamente por equipes de enfermeiras que fazem o ordenhamento nas próprias unidades e levam o leite armazenado nos recipientes de vidros, para seus bancos de leite de origem, onde será pasteurizado e passará por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico, antes de ser fornecido aos bebês.

CENTRAIS DE BANCO DE LEITE DAS MATERNIDADES

Banco de leite da Maternidade das Quintas: Hospital da Polícia Coronel Pedro Germano, na Av. Prudente de Morais, 887 em Tirol.

Banco de leite da Maternidade e Unidade Mista de Felipe Camarão: Maternidade Escola Januário Cicco, localizado na Av. Nilo Peçanha, 259 – Petrópolis.

Banco de leite do Hosipital da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais: Hospital Santa Catarina, localizado na Rua Araquari, S/N – Conjunto Santa Catarina..

Com release distribuído pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Natal.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *