MINEIRO, DE CONVERSA EM CONVERSA, DEBATE DEMANDAS PARA OS JOVENS DE NATAL

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Dando início à rodada de conversas com os jovens dos bairros da cidade, o deputado Fernando Mineiro participou, no final da tarde do último sábado (24), da plenária da juventude da Zonal Oeste do PT Natal.

O encontro, realizado em Cidade da Esperança, atraiu jovens de vários bairros com o objetivo de debater sobre os anseios e as políticas públicas para essa faixa etária da população.

Mineiro enfatizou que os jovens são “importantes no processo da política” e, por isso, não pode ser excluída dessa discussão. Ele acrescentou que é necessário ouvi-los para “formular políticas públicas que contemplem suas demandas”.

“No Rio Grande do Norte e em Natal não há isso [diálogo com a juventude]. Os jovens estão sedentos por espaços para expressarem seu potencial criativo, em todas as áreas”, ponderou.

Mineiro deu os exemplos das zonas Norte e Oeste, onde os jovens contam com pouquíssimos equipamentos públicos à disposição. “Essas duas áreas são as que têm o menor número de equipamentos públicos, como escolas, quadras e teatros, porque são regiões relegadas pelo poder público. Além disso, a cidade como um todo não tem política de capacitação da juventude”, comentou.

Durante o debate, os jovens disseram se sentir “excluídos” do processo de desenvolvimento da cidade e reclamaram maiores oportunidades de protagonismo social. Entre as principais reivindicações, citaram educação, cultura, esporte e lazer. A discussão também se estendeu para temas como gravidez precoce, violência e drogas.

“Existe cultura, esporte e atividades de lazer nos bairros. Não é preciso criar isso. O que não existe é a ação do poder público para chegar junto das comunidades”, completou Mineiro. O encontro terminou com uma apresentação de dança de rua do grupo “Detone Break”, formado por crianças, adolescentes e jovens do bairro do Planalto.

Antes do debate com a juventude da Zona Oeste, Mineiro começou o sábado com uma visita, pela manhã, aos petistas de Nova Natal que estão organizando o núcleo do partido naquele bairro da Zona Norte.

De Nova Natal, Mineiro seguiu para o Campus de Cidade Alta do IFRN, onde acontecia o encontro do Setorial da Educação do PT, com a presença da deputada federal Fátima Bezerra. Lá, ele participou da discussão sobre o Plano Nacional da Educação e defendeu que, nestas eleições municipais, o partido apresente um plano de governo que pense a educação de forma articulada em Natal.

“A situação da educação em Natal é muito grave. Aqui foi criada uma carreira para a educação infantil e outra para a fundamental, com salários e regras diferentes. Isso criou um nó que precisamos desatar”, avaliou.

Mineiro participou, ainda, dos encontros dos setoriais Agrícola e de Cultura do PT, cumprindo, assim, uma verdadeira maratona neste sábado, com o objetivo de organizar e mobilizar o partido para o desafio das eleições de 2012.

Texto: Alisson Almeida. Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *