MINISTÉRIO DA SAÚDE ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL

Posted by casciano2 in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGPE), entregou, na manhã de hoje (21), no auditório da Emater, 53 televisores LCD de 32” e 63 computadores a 49 Conselhos Municipais de Saúde e a entidades parceiras integrantes do Programa de Inclusão Digital no Rio Grande do Norte.

Participaram da solenidade a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o Secretário Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, Luis Odorico Monteiro de Andrade, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Geraldo Vasconcelos, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos, entre outras autoridades.

Uma das diretrizes e princípios da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS é a valorização dos diferentes mecanismos de participação popular e de controle social nos processos de gestão SUS. A inclusão digital vem resgatar essa necessidade existente na estruturação dos conselhos.

Para o Secretário Nacional, Luis Odorico, o maior desafio dos gestores é construir o SUS na sua universalidade e equidade, num país federativo como o Brasil, onde é gerenciado por mais de 5 mil municípios. ”Eventos assim mostram o compromisso do Estado com o controle social e a construção de uma aliança em defesa do SUS, afirmou Luis Odorico.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos, reafirmou que todos os municípios do Rio Grande do Norte já receberam anteriormente um computador e uma impressora. A entrega desses equipamentos, hoje, é uma complementação da 3ª etapa do programa. “Este ano será um divisor de águas para o Conselho Estadual. Já estamos trabalhando para a Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro.

A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, encerrou a solenidade enfatizando a importância dos conselhos municipais na gestão participativa, tornando-os mais operativos para auxiliar nas ações desenvolvidas pela saúde. “É hora de somar e de dar as mãos. Tenho certeza de que virão outros incentivos para melhorar essa área tão importante, que trata da vida”, afirmou a governadora.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *