MOSSORÓ ESTUDA DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

II Ursap promove seminário sobre Doenças Transmitidas por Alimentos.

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Monitoramento das Doenças Diarréicas (MDDA), realizará nesta sexta-feira (22), das 9h às 17h, um seminário sobre Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

O evento, que ocorrerá no auditório da unidade, tem como público-alvo coordenadores da atenção básica, das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e os responsáveis pelo monitoramento das doenças diarréicas nos municípios.

Segundo a coordenadora regional do (MDDA), Giana Castro, os objetivos do seminário são capacitar os profissionais de saúde para investigação, controle e prevenção dos casos e surtos das doenças transmitidas por alimentos, reduzir a incidência dessas doenças a partir do problema e de sua magnitude e subsidiar as medidas de prevenção e controle, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A ocorrência de doenças transmitidas por alimentos vem crescendo de modo significativo no mundo em função de vários fatores como o crescente aumento da população, a existência de grupos populacionais mais expostos, o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em larga escala”, disse a coordenadora.

A coordenadora informou, ainda que “caberá aos municípios receber notificações e buscar informações sobre surtos, enviar ao órgão estadual, mensalmente, as informações sobre surtos de doenças transmitidas por alimentos ou notificação negativa, capacitar recursos humanos e gerenciar, supervisionar e apoiar a execução das atividades de investigação epidemiológica de surtos de doenças transmitidas por alimentos”.

Na parte da manhã a coordenadora estadual do Programa de Monitoramento das Doenças Diarréicas da Sesap, Waleska Souza, falará sobre “Investigação de surto alimentar”.

Em seguida, a diretora do Laboratório Regional de Mossoró (LAREM), Taciana Duarte, abordará o tema “Coleta, acondicionamento e transporte de amostras”.

Às 14h, a sanitarista da Vigilância Sanitária da II Ursap, Teresa Gurgel vai expor a temática “Boas práticas de fabricação de alimentos”.

Com Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *