MOSSORÓ REALIZA A SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em Mossoró, o Banco de Leite Humano (BLHM) e a Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) promovem de 01 a 05 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O slogan deste ano enfatiza a comunicação como essencial para a divulgação, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O slogan é: Amamentação – uma experiência em 3D.

“Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em duas dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, a comunidade e o sistema de saúde), mas nenhum desses tem muito impacto sem a terceira dimensão: a comunicação”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano de Mossoró, Maria Felicidade Batista.

Segundo Felicidade Batista a semana de aleitamento é de suma importância para discussões, reflexões e a legitimação da Política de Saúde em Aleitamento Materno e, nesta perspectiva, o Banco de Leite Humano representa um marco histórico na assistência aos recém-nascidos e mães de Mossoró.

São parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Mossoró, a Maternidade Almeida Castro – APAMIM, o Hospital Regional da Polícia Militar e o  Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01/08/2011

8h – Abertura na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) com a presença da secretária adjunta da Sesap, Maria das Dores Burlamaqui. / 9h – Apresentação da Banda de Música Municipal, I Encontro das Mães-Canguru, apresentação de vídeos em homenagem às mães e entrega de brindes. / 13h30m – Apresentação das Atividades do banco de Leite Humano de Mossoró. / 14h – Palestra “Princípios Básicos do aleitamento materno”, pela enfermeira do Banco de Leite, Josélia Cardoso. 15h30m – Sorteios de brindes com as nutrizes.

Dia 02/08/2011

8h – Palestra “O funcionamento do Banco de Leite Humano e do Posto de Coleta do Leite Ordenhado”, pela coordenadora do Programa do Programa de Aleitamento Materno, Edilene Torquato. / 14h – Visita e distribuição de panfletos nas escolas públicas e privadas.

Dia 03/08/2011

8h – Palestra “A importância do aleitamento materno”, pela pediatra Sheyla Moscoso Mendes. / Às 10h ocorrerão sorteios de brindes com as nutrizes. / 14h Palestra “Orientação às nutrizes sobre os cuidados no amamentar e sua importância”, pela enfermeira Josélia Cardoso.

Dia 04/08/2011

8h – Dinâmica de grupo, pela enfermeira Fátima Mota. / 8h15m a nutricionista Jarda Jacinta falará sobre a importância do aleitamento materno. / 8h45m a bioquímica Joselene Bezerra abordará o tema Controle de Qualidade de Leite Humano. / 14h visita ao Colégio Pequeno Príncipe com distribuição de material informativo.

Dia 05/08/2011

8h – Caminhada de encerramento saindo da Praça dos Hospitais com a participação de todas as instituições envolvidas. / 10h encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Banco de Leite com a apresentação do poeta popular, cordelista e compositor Antônio Francisco Teixeira de Melo e do violonista Antônio Helan Cunha.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

One Response to MOSSORÓ REALIZA A SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO

  1. Olá, blogueiro(a)!
    Que tal usar seu espaço para apoiar o aleitamento materno?
    Não podemos esquecer que a amamentação não envolve apenas duas pessoas – mãe e bebê -, mas a todos nós: família, namorado, marido, amigos, empregadores.
    A mulher que amamenta precisa de apoio, carinho, companheirismo para passar ao bebê tudo que ele precisa. A amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida da criança e o leite materno na alimentação do bebê até 2 anos são fundamentais para a saúde dos pequenos.
    Apoie essa causa, seja um amigo do peito!
    Para saber mais sobre amamentação, acesse: http://on.fb.me/oL9ILc
    Se quiser receber material de divulgação para incluir no seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *