NATAL CELEBRA O DIA DA FOTOGRAFIA PRA DELEITE DOS FOTÓGRAFOS

Posted by casciano in Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Para celebrar o Dia da Fotografia (19 de agosto) em grande estilo, várias ações fotográficas estão acontecendo em Natal desde o início de agosto, algumas realizadas pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto).

Ainda no início do mês, um grupo de 50 fotógrafos fez a “Expedição Fotográfica Seridó”, capturando imagens da mais tradicional região do RN, que farão parte de uma exposição fotográfica em dezembro.

Na próxima sexta-feira (19), Nalva Melo Café Salão abre suas portas à fotógrafos, simpatizantes e sócios da Aphoto para uma grande confraternização.

Na ocasião, haverá uma exposição fotográfica de Canindé Soares e a entidade vai entregar uma placa ao fotógrafo Waldemir Germano, em homenagem aos 65 anos de trabalho dedicados a fotografia, no Grande Ponto de Natal.

Atualmente, está em cartaz a exposição “Imagens do Cotidiano”, com fotos dos sócios aphotistas em exposição no Bar do Pedro (próximo ao camelódromo da Cidade Alta), nas adjacências do Beco da Lama, reduto boêmio natalense.

A partir do dia 19 de agosto, começará outra exposição fotográfica coletiva da Aphoto no restaurante do Sesc, da Avenida Rio Branco.

“Vaqueiros Tradicionais do Seridó” é uma exposição dos fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro, em cartaz no Solar Bela Vista.

O retrato da fé e a devoção por Nossa Senhora é tema da exposição “Marias”, do fotógrafo Anchieta Xavier, que faz parte da programação “Agosto da Alegria”.

A exposição ficará em cartaz durante todo o mês, no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto.

No próximo sábado, haverá um “escambo fotográfico”, uma feira de equipamentos fotográficos onde qualquer pessoa poderá levar uma câmera, lente, flash, filtros, tripés ou quelauqer outro assessório para fotografia que queira trocar ou vender.

O escambo acontece no Iate Clube de Natal a partir do Meio dia.

No domingo, ainda tem uma exposição fotográfica do fotoclube de Parnamirim Amigos da Fotografia, que será realizada no Parque Aluísio Alves, Cohabinal, a partir das 15 horas.

 

Com mais de 85 anos, um pouco debilitado pela idade, o jovem Valdemir Germano (foto Alex Gurgel) começou a trabalhar com fotografia logo depois da Segunda Guerra, na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, quando serviu por dois anos a Aeronáutica. Segundo Valdemir, ele trabalhava com os equipamentos fotográficos deixados pelos americanos. “Eram câmeras de alta tecnologia para a época”, disse o velho fotógrafo, ressaltando que havia um laboratório completo de revelação em vários tamanhos.

O fotógrafo Canindé Soares está em plena atividade em Natal, onde mantém um site com imagens da cidade e do que está acontecendo, uma tendência fotojornalista, herdada durante muito tempo trabalhando em redações de jornais. Ano passado, Canindé lançou um livro de fotografia “Venha Viver Natal”, onde 95 fotos da cidade são ilustradas com textos dos principais escritores da terra e a apresentação é da prefeita Micarla de Sousa.

SERVIÇO

Dia Mundial da Fotografia

Exposição de Canindé Soares

Homenagem à Valdemir Germano

Local: Nalva Melo Café Salão – Ribeira

Horário: 19:00

Entrada Free

Com Alex Gurgel.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *