NEOENERGIA E CEF RENOVAM CONVÊNIO PARA TARIFA SOCIAL

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Objetivo é beneficiar usuários do Programa Minha Casa Minha Vida.

Desde 2009, 13,3 mil domicílios do Programa foram cadastrados na Tarifa Social na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

E 3,8 mil novas geladeiras foram doadas.

A Neoenergia e a Caixa Econômica Federal assinaram a renovação de convênio para beneficiar os consumidores de energia do Programa Minha Casa Minha Vida.

O convênio prevê cadastro dessas pessoas na Tarifa Social e garante acesso ao programa Nova Geladeira (que troca aparelhos usados por novos com Selo Procel) e ao recebimento de lâmpadas eficientes doadas pelas distribuidoras de energia do Grupo Neoenergia na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte (Coelba, Celpe e Cosern, respectivamente).

Desde junho de 2009, quando foi assinado o primeiro convênio com a Caixa, as distribuidoras do Grupo já cadastraram 13,3 mil domicílios do Programa Minha Casa Minha Vida para receber o benefício da Tarifa Social nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

E o projeto Nova Geladeira doou para estes clientes mais de 3,8 mil novos aparelhos com o selo Procel A de economia de energia e 23,4 mil lâmpadas.

O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando o consumo à capacidade de pagamento do cliente.

Uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.

Graças à sua eficiência, os refrigeradores do Programa Nova Geladeira podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês.

Estes aparelhos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados pela empresa Mabe especialmente para o Grupo Neoenergia.

“Além de adequar o consumo à capacidade de pagamento destas famílias, a substituição da geladeira contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, já que o equipamento novo preserva melhor os alimentos”, diz Marcelo Corrêa, presidente do Grupo Neoenergia.

Para participar do projeto Nova Geladeira Doação, o consumidor precisa: ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica; ter consumo médio dos últimos três meses igual ou acima de 80 kWh/mês; não ter débitos com a distribuidora de energia (podendo quitar os débitos para participar); contar com fornecimento regular de energia; possuir uma geladeira usada e funcionando para trocar pela nova e ser morador de comunidade popular.

“Mais do que distribuir energia, entendemos que nosso papel é promover o consumo consciente e eficiente deste recurso, principalmente entre a população de baixa renda. Por isso, direcionamos parte de nossa verba de Eficiência Energética, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o projeto Nova Geladeira, que muda a realidade das famílias de baixa renda. Nossos projetos de Eficiência Energética estão ancorados na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão social e ambientalmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e à contribuição para uma sociedade sustentável”, afirma Marcelo Corrêa.

O Grupo Neoenergia é o terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro, com investimentos de R$ 20,4 bilhões desde a sua constituição, em 1997, até 2011.

Atua em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia – formado por 26 empresas em 12 estados do país.

Em 2011, contava com 5.137 colaboradores diretos e 19.890 prestadores de serviços.

Na distribuição de energia, é o maior grupo privado em número de clientes, com 9,4 milhões de unidades consumidoras na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na geração, também se destaca entre os maiores grupos do setor elétrico do país.

Possui capacidade instalada de aproximadamente 1.553 megawatts (MW) e deve chegar a 4.047 MW até 2019.

Com André Sales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *