NESTE SÁBADO TEM CAMINHADA DO TRABALHADOR

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

CEREST Estadual realiza Caminhada do Trabalhador.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), estará realizando neste sábado, dia 28 de abril, a 1ª Caminhada do Trabalhador, que acontece em parceria com Sindicatos, Centrais Sindicais e demais Instituições.

A caminhada terá concentração às 7 horas no Corpo de Bombeiros Militar, na Av. Alexandrino de Alencar, de onde os participantes seguirão até o Parque das Dunas, onde haverá uma programação especial com prestação de serviços no espaço “Tenda das Artes”, oferecidos pelas instituições envolvidas no evento, como CEREST Estadual e Regional, Previdência Social, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Regional do Trabalho-21ª Região, Corpo de Bombeiros Militar, Projeto Vidas, Paralelas, Projeto de Qualidade Vida “Saber Viver”, DST/AIDS, Hemonorte, Faculdade Maurício de Nassau, Sindicatos e Centrais Sindicais.

No Anfiteatro do Parque das Dunas haverá duas palestras, uma com a Procuradora do Trabalho, Drª Ileana Neiva e outra com o médico-psiquiatra, Dr. Ricardo Oliveira, que irão falar sobre o papel do Ministério Público e Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, respectivamente.

Haverá ainda apresentações culturais com o coral “Vozes da Saúde”, do nível central da SESAP, e do Grupo de Teatro do Centro de Controle de Zoonoses.

Não haverá inscrições prévias e as camisetas da Caminhada serão distribuídas na concentração.

A caminhada deste dia 28 de abril é também alusiva ao Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

O evento faz parte da programação anual do CEREST Estadual e já está na sua quarta edição.

Este ano a programação ganhou maiores proporções, daí a sugestão de realizar uma caminhada que pudesse contemplar as duas datas.

Todo ano são escolhidas categorias profissionais onde há a relação com altos índices de adoecimento e afastamento do trabalho.

Em 2012 as categorias escolhidas foram os profissionais da saúde e da educação.

Nesta última semana de 23 a 27 de abril aconteceram palestras informativas com técnicos do CEREST, INSS, IPERN, NAST e Faculdade Mauricio de Nassau, voltadas para os profissionais dessas categorias.

Dia 24 as palestras aconteceram nos auditórios do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e Hospital João Pedro Bezerra (Santa Catarina), e na quinta-feira, dia 26, foram realizadas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação-SINTE.

Com Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *