NOTA FISCAL DEVERÁ MOSTRAR QUANTO CIDADÃO PAGOU EM IMPOSTOS

Posted by casciano in Economia, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Grande parte da população brasileira, quando vai às compras, não sabe exatamente quanto paga de impostos sobre cada produto adquirido.

Ao comprar um pão, por exemplo, o consumidor repassa 17% do total para os cofres públicos, e ao abastecer o carro com gasolina, o cidadão gasta 53% do valor do combustível em pagamento de taxas.

Para dar conhecimento à sociedade sobre a quantidade de impostos pagos em cada compra efetuada, o deputado federal Felipe Maia (DEM) apresentou projeto de lei (PL 2195/11) determinando a discriminação nas notas fiscais dos tributos incidentes sobre bens e serviços.

“O objetivo da proposta é conceder à sociedade informações sobre o valor dos tributos pagos no momento em que efetua uma compra ou paga por algum serviço. Essa ciência é importante para que o cidadão possa cobrar do governo o bom uso dos recursos por ele pagos”, explicou o parlamentar.

De acordo com o deputado, os brasileiros repassam tributos ao governo, de forma direta ou indireta, sem saber exatamente o que pagam e quais são as alíquotas recolhidas.

“A política fiscal de hoje se preocupa apenas em arrecadar. Os cidadãos, por outro lado, a cada dia pagam mais impostos e não conhecem os valores e a quantidade de taxas pagas sobre cada produto. Então queremos oferecer os meios para se obter esta informação. Contudo é fundamental que o povo saiba que financia cada centavo das despesas públicas”, destacou Felipe Maia.

Texto e foto: Suelen Lobato e Andreza Figueiredo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *