NÚMEROS ESTIMULAM AÇÕES DE PROMOÇÃO AO TURISMO NO PÓLO COSTA BRANCA

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o segmento movimenta um total de 52 setores da economia, gera mais de 2 milhões de empregos diretos e responde por 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Os números positivos, apresentados durante o I Seminário de Turismo do Polo Costa Branca, promovido pelo Sebrae-RN, na última quinta-feira (10), em Mossoró, são apontados como um dos principais atrativos para estimular o desenvolvimento da atividade turística na região.

Mas para isso, representantes do setor alertam para um detalhe: a baixa qualificação profissional.

De acordo com o vice-presidente da ABIH no Rio Grande do Norte, George Gosson, que proferiu palestra com temática relativa às oportunidades e desafios do setor turístico, em contraste com os baixos índices de qualificação profissional, as belezas naturais existentes nos municípios que integram o Polo Costa Branca favorecem o desenvolvimento turístico da região.

“A região do Polo Costa Branca pode se beneficiar de um dos grandes diferenciais que possui, que é o cenário natural exuberante. E isso deve ser explorado para promover a atividade turística na região, e o desenvolvimento dos negócios que fazem parte da cadeia turística”, sugere.

Mas, para isso, alerta Gosson, o desenvolvimento sustentável e a utilização consciente dos recursos naturais devem ser pensados de forma primordial.

Representante do município de Mossoró nos debates promovidos durante o Seminário, o gerente de Turismo, Sílvio Mendes Júnior, acredita que uma saída para o desenvolvimento do Polo Costa Branca está na geração de condições favoráveis em cada um dos 17 municípios que compõem a região.

“A ideia é trabalhar para criar oportunidades,eventos, de modo que cada município de torne um indutor do turismo. Isso vai gerar oportunidades negócios, de emprego e renda”, avalia.

Para promover um maior envolvimento entre os municípios, a gestora de Turismo do Sebrae-RN, Daniela Tinôco, a ideia é realizar edições itinerantes do seminário,como forma de envolver toda a região no processo de discussão e realização de ações em prol do Polo Costa Branca.

“Este é um momento muito importante para que possamos alinhar as ideias, e unir os municípios em torno do desenvolvimento do turismo no Polo Costa Branca. A nossa intenção, a partir de agora, é dar continuidade às ações que o Sebrae realiza elevar o seminário, nas próximas edições, a outros municípios que fazem parte do Polo”, informa.

O I Seminário de Turismo do Polo Costa Branca, realizado no campus da UnP de Mossoró, reuniu representantes dos municípios que integram o Polo Costa Branca, além de instituições de ensino públicas e privadas, setor hoteleiro, receptivos,e estudantes.

Texto: Sandra Monteiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *