NUTRIÇÃO ENTERAL DOMICILIAR É UM DIREITO DO CIDADÃO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Termo de Compromisso normatiza o fornecimento de Nutrição Enteral Domiciliar.

Um Termo de Compromisso assinado na tarde da última quarta-feira, dia 08, na Promotoria de Defesa do Idoso, estabelece que a Prefeitura Municipal ficará responsável pelo fornecimento da nutrição enteral domiciliar no município de Natal.

Segundo o documento, o município terá o prazo de seis meses para providenciar processo licitatório e a aquisição de produtos para fornecer a nutrição enteral a 50 pacientes do município de Natal, sendo 80% destes de pacientes egressos do Programa de Internação Domiciliar (PID) e os outros 20% da população em geral (por demanda espontânea).

O Termo foi assinado pelo Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, pela Secretária Municipal da Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, na presença da Promotora do Idoso, Iadya Gama Maio.

“Alguns pacientes ficavam muito tempo no PID por causa da necessidade de receber os produtos que, após a alta, só poderiam ser adquiridos por via judicial. Com o acordo, os pacientes podem receber alta do PID, dando lugar a pacientes que necessitem da alimentação por sonda”, explica Odenilde Morais, supervisora do Programa.

O controle do fornecimento da nutrição será feito pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio das equipes do Programa de Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Assim, a SMS ficará responsável pela nutrição enteral dos pacientes que possam administrar o produto por via oral, já que os pacientes que necessitem de administração por sonda continuarão aos cuidados das equipes do PID.

A nutrição enteral ajuda no restabelecimento da saúde de pacientes com lesões, como escaras ou pé diabético.

Através de um Protocolo de Atendimento, as equipes do PID irão comunicar a alta dos referidos pacientes à Prefeitura com um prazo de quinze dias de antecedência.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *