OFICINA PARA CONSTRUIR A REDE DE ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde e da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em Pau dos Ferros, dará início ao processo de construção da Rede de Atenção Materno-Infantil da regional, com a realização de onze oficinas de qualificação de pessoal.

As oficinas – conceituais e práticas – se propõem a uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), suas principais dificuldades e a necessidade de mudar o atual modelo de atenção, para atender satisfatoriamente as necessidades de saúde pública da população e, dessa forma, melhorar os indicadores relacionados ao SUS de forma regionalizada.

Com o tema “As Redes de Atenção à Saúde”, o primeiro encontro acontecerá nos dias 30 e 31 (terça e quarta-feira), no auditório da VI Ursap.

Na pauta, constam exposições dialogadas, trabalhos em grupo, aulas interativas, debates, atividades escritas, encaminhamentos do trabalho de dispersão e avaliação.

O evento é destinado é aos gestores e profissionais de saúde de nível superior dos 36 municípios que compõem a VI Ursap e será ministrado pelo coordenador de Promoção à Saúde, Severino Júnior, além de outros técnicos da Sesap e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Segundo o Coordenador do Colegiado de Gestão Regional e da Equipe Técnica da VI Ursap, Vicente de Paula, “o evento é de grande importância para o processo de fortalecimento da regionalização da saúde no Alto Oeste”.

A região foi escolhida como projeto piloto, para intensificar o trabalho de estruturação da rede.

Dentre os vários critérios discutidos, destacam-se as baixas taxas referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e à renda per capta, assim como a necessidade de garantir aos usuários o acesso aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra geograficamente distante da capital do Estado.

O marco da implantação do Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar foi seu lançamento, no último dia 19, em Pau dos Ferros, com a presença do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *