OFICINA PRA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Sesap realiza oficina do Programa de Qualidade de Vida em Mossoró.

A partir deste dia 25 e até o dia 29, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), dará prosseguimento a mais uma etapa do curso do Programa de Qualidade de Vida, abrangendo o pessoal lotado na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), sediada em Mossoró.

Os funcionários que trabalham no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) participarão do Momento Vivencial com o tema “Integralidade do Ser – Encontro Consigo e com o Outro”.

Segundo a pedagoga Lucila Noronha, técnica da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA) da Sesap, que coordena e ministra a oficina, serão oferecidos dois momentos vivenciais, sendo o primeiro dedicado a uma primeira turma de servidores, nos dias 25 e 26, nas dependências do HRTM, e o segundo realizado nos dias 28 e 29, com a segunda turma de funcionários.

Lucila Nogueira lembra que a metodologia dos momentos vivenciais é construída a partir do “aqui e agora” dos círculos de encontros e vivências humanescentes, nos quais o participante expressa suas experiências sensorial, corporal e reflexiva.

Esses momentos vivenciais vêm sendo oferecidos aos servidores da Sesap e das unidades de saúde, já tendo feito a cobertura de um expressivo número de servidores da instituição.

Para melhor atingir a demanda de servidores do hospital, o curso foi dividido em duas etapas, como parte de um programa de qualificação dos servidores.

Em seu primeiro momento, o encontro aborda temas como “O servidor contemporâneo e sua relação com o ambiente e a vida”, “Saber viver: cuidar de si, do outro, do ambiente e do planeta”, “Observar o cuidado integral, com foco no ambiente interno e externo”, “O que é humanescência nas relações profissionais: a expansão da essência humana na vida e no trabalho” e “Como ser um servidor que aprende no ambiente profissional”.

O evento busca contribuir para melhorar a convivência entre os servidores, de modo a possibilitar um ambiente de trabalho mais saudável.

Como resultado, explicou a pedagoga, as pessoas têm uma melhor qualidade de vida.

“Buscamos incentivar uma educação humanescente, para que se possa aprender a escutar o outro, tendo uma consciência ética diante da forma como interage com as demais pessoas”, disse Lucila Nogueira.

Com Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *