OFICINAS DO ‘AGOSTO DA ALEGRIA’ PARA OS AGENTES DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública DO RN, Sesap-rn, vai participar das ações do “Agosto da Alegria”, evento promovido pelo Governo do Estado, que ocorre em Natal durante todo o mês de agosto e se encerra no dia 04 de setembro.

Através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), a Sesap vai realizar Oficinas de Atualização de Teatro de Rua, Oficina de Contação de Histórias, Mesa Redonda sobre Experiências em Práticas Populares de Saúde e outra sobre Práticas Integrativas e Complementares na Saúde. Os eventos de saúde serão no Solar João Galvão.

De acordo com Rossi Linhares, da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação da Sesap, a intenção dos eventos é de que, através das linguagens da dança, cinema e teatro, as ações de saúde transcendam limites operacionais, mobilizando uma quantidade maior da população, estimulando a consciência crítica e contribuindo para as ações de promoção à saúde.

O primeiro evento será a Oficina de Atualização em Teatro de Rua, que acontece no período de 22 a 26 de agosto. É destinada aos Agentes de Endemias/Agentes Comunitários de Saúde da região Metropolitana de Natal, que serão capacitados para construção de roteiros e encenações, com enfoque na promoção da saúde e educação popular:

“Os profissionais terão agora mais uma ferramenta de criação eficaz na comunicação com o público alvo”, disse Rossi.

O treinamento vai capacitar os agentes de cada município dentro da área metropolitana, que depois atuarão como multiplicadores para o restante da região.

Serão destinadas 24 vagas, sendo 10 para Natal e o restante será distribuído nos demais municípios.

“São grupos que já trabalham costumeiramente com teatro em saúde fazendo abordagens nas ruas e em escolas, interagindo com a população e estudantes sobre os diversos temas ligados à saúde”, completou Rossi.

A programação culmina com apresentação de uma peça de cada grupo.

A oficina será monitorada pelo artista e empresário potiguar Nil Moura, com formação em Teatro pela Escola Macunaíma de São Paulo e especialização na arte de clown, pela Last Minute Zirkus Theater, da Suíça, e também criador da Escola Potiguar das Artes do Circo e do Circo Grock.

Com Kelly Barros

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *