PRA CONHECER NATAL, CONSULTE O ANUÁRIO 2011/2012

Posted by casciano in Cidades | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Desde às 8hs da manhã desta sexta-feira, no auditório do CTGás, um seminário discute os indicadores sócio-econômicos de Natal, constantes do Anuário Natal 2011/2012, que está sendo lançado.

Tanto o evento quanto a publicação, estão entre as mais importantes realizações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que é responsável pela coleta, em bases secundárias, e organização dos dados há várioa anos.

São informações técnicas, históricas, estatísticas, econômicas, sociais e políticas, base de dados pra compreensão inicial de qualquer estudo que se deseje fazer sobre a cidade e sua demografia.

O seminário conta com 3 palestras, uma rodada de discussão e o lançamento do Anuário.

‘Informações e o conhecimento na melhoria do planejamento e gestão urbana nas cidades: articulações com a pesquisa universitária e a tomada de decisões compartilhadas’ é o tema abordado por Alecsandro Ferreira Cardoso da Silva, professor, doutor em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, da UFRN.

‘Crescimento Demográfico e Metropolização de Natal’ está abordado pelo economista José Aldemir Freire, chefe da unidade estadual do IBGE do Rio Grande do Norte.

Na sequência, Fernando Medeiros, engenheiro civil da Semurb, especialista em Cartografia Digital e Geoprocessamento, fará ‘Breves Considerações’ sobre o Anuário, que ele próprio ajudou a elaborar e desenvolver.

A prefeita Micarla de Sousa declara que ‘Ao levantar e organizar as informações, considerando-se aspectos físicos, socioeconômico, culturais, históricos e (por que não dizer) sentimentais do nosso povo, este livro está prestando um relevante serviço à administração pública, além de proporcionar aos profissionais, pesquisadores, estudantes e cidadãos em geral, uma fonte substancial de dados sobre Natal’.

Já o secretário da Semurb, jornalista Bosco Afnso, diz que ‘o conhecimento tem o poder de fortalecer em cada um de nós o censo de cidadania’.

No texto de apresentação, a equipe técnica que elaborou o ‘Anuário 2011/2012′ destaca que, além da atualização estatística e tecnológica das informações, o livro busca fazer com que o leitor cnheça mais a cidade, desde o seu aspecto social e humano, até os seus dados técnicos e estatísticos’.

Boa publicação.

É por aí!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *