PRA DEFENDER O AGREDIDO RIO PITIMBU

Posted by casciano in Comportamento, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Comitê discute ações necessárias para a proteção do rio que abastece Natal de água.

A reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu ocorre nesta terça-feira (6), às 15h, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Na pauta, estão o lançamento de esgotos domésticos e as ações que estão sendo tomadas com relação ao período chuvoso.

Nesta reunião também será criado o grupo de trabalho para elaboração dos termos de referência para contratação dos serviços de elaboração do Plano de Recursos Hídricos de Bacia.

Este documento determinará as prioridades de uso e de investimentos que visem aumentar a oferta ou melhorar a qualidade das águas da bacia.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, fará a abertura da reunião.

O rio Pitimbu corta os municípios de Natal, Macaíba e Parnamirim.

A Semarh possui em sua estrutura organizacional o setor Comitê de Bacias Hidrográficas, ligado a Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos, que tem como objetivo apoiar e fomentar o trabalho dos Comitês.

O que é uma Bacia Hidrográfica?

Consiste na área de drenagem que capta e transporta as águas das chuvas para um determinado corpo hídrico, desde um riacho ou pequeno açude, até as bacias dos grandes rios.

O que é um Comitê de Bacia?

É um órgão colegiado responsável por tomada de decisões e estabelecimento de normas. O comitê tem caráter consultivo e emite pareceres. É composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua. O comitê do rio Pitimbu é composto por 20 instituições.

Texto: Ana Luiza Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *