PRA MELHORAR O SERVIÇO DO SAMU E DO WALFREDO GURGEL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Sesap e SMS Natal iniciam regulação ativa pelo SAMU 192.

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), estarão iniciando a Regulação Ativa das Emergências Médicas pelo Samu no Hospital Walfredo Gurgel.

Para isso, convidam a imprensa para uma entrevista coletiva, neste dia (10), às 14h, no Auditório (12º andar da Sesap), onde detalhes do projeto, da operacionalização e dos resultados esperados através dessa ação serão apresentados.

A ação tem como objetivo atender as diretrizes da atenção às urgências, mediante a adequação criteriosa do acolhimento e classificação de risco naquela unidade hospitalar, que é considerada a unidade de referência nas urgências e emergências no estado.

Todo o trabalho será desenvolvido pelo Samu Metropolitano e Samu Natal com o apoio da Coordenadoria Hospitalar (Cohur) e das centrais de regulação tanto do estado como do município.

O Rio Grande do Norte iniciou seu processo de regionalização da atenção as urgências no ano passado, através da construção de bases descentralizadas nos municípios e da ampliação da área de cobertura do Samu Metropolitano Leste.

Para o Coordenador Estadual das Urgências e Emergências, Luiz Roberto Fonseca, a ação é a garantia para o usuário SUS de que sua demanda pelo acesso aos serviços de urgência seja resolvida com mais agilidade e hierarquização, diminuindo assim, o número de ambulâncias paradas na entrada do hospital.

“Estaremos assegurando atendimento no Walfredo Gurgel àquele paciente cuja complexidade requer um atendimento referenciado, qualificado e com a complexidade compatível com a ofertada pelo hospital, através da utilização de uma rede de retaguarda hierarquizada”, disse o coordenador.

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores dos dois Samu’s estarão no Hospital Walfredo Gurgel para acompanhar a chegada do paciente, assegurando o atendimento naquela unidade hospitalar, quando necessário, mas também realizando o contra-referenciamento do paciente para um dos hospitais regionais, unidades pré-hospitalares fixas ou até em hospitais privados conveniados ao SUS, através da realização de uma anamnese primária e de um exame físico cuidadoso, com a aplicação de protocolos de acolhimento e classificação de risco adotados mundialmente.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *