PRA OUVIR A MÚSICA DE DINO ROCHA E AMIGOS

Posted by casciano in Cultura, Turismo | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Sonora Brasil SESC abre temporada 2012.

Projeto, que intenciona valorizar a música genuinamente brasileira, terá 1ª apresentação nesta terça-feira, 17, às 19h, na Escola de Música da UFRN, com Dino Rocha e Grupo (MS), com entrada gratuita.

A música genuinamente brasileira deve ser incentivada e difundida.

É nisso que acredita o Projeto Sonora Brasil SESC, que, em sua 15ª edição, traz os temas “Sotaques do Fole” e “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”.

O lançamento em Natal será com Dino Rocha e Grupo (MS).

Ao som do acordeão de 120 baixos, os músicos mato-grossenses se apresentam hoje, às 19h, na Escola de Música da UFRN.

Até outubro de 2012, mais três grupos de outras regiões do País se apresentam na capital potiguar.

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil.

Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

“O Projeto Sonora Brasil se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico da música regional brasileira”, define o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib.

Na programação deste ano que acontece em Natal, estão previstas ainda as apresentações de Gilberto Monteiro e Grupo (RS) dia 12/08, com sua gaita-ponto representando as variantes ligadas à tradição oral; Dia 12/09 tem o Duo Ferraguti-Kramer (SP/RS), que une acordeão à música de concerto; e, fechando a programação, Truvinca e Grupo (PE) mostram seu show com sanfona de 8 baixos no dia 29/10.

Todos os espetáculos serão gratuitos e sediados na Escola de Música da UFRN.

O Sonora Brasil acontece em todo o país e, nesta 15ª edição, conta com a participação de oito grupos, sendo quatro deles representando cada tema e com 430 concertos programados.

Ao todo, serão percorridas 117 cidades de todas as regiões do País. As populações locais terão a oportunidade de assistir os concertos em diversos espaços públicos, como teatros e auditórios.

Desde 1998, passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, e foram realizadas mais de três mil apresentações pelo País, alcançando um público que superou os 500 mil espectadores.

Compositores e grupos musicais conhecidos, como o respeitado rabequeiro Nelson da Rabeca (AL), o Terra Brasillis (RJ), o Quarteto de Brasília e o Quinteto Latino-americano de sopros da Paraíba já participaram do projeto.

Serviço:

O quê? Lançamento do Projeto Sonora Brasil 2012

Quando? Terça-feira (17/06), às 19h

Onde? Escola de Música da UFRN

Atração? Dino Rocha e Grupo (MS)

ENTRADA GRATUITA

Com Lorena Gurgel, Kelly Maia e Priscila Adélia Pontes. Foto e cartaz: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *