PROFISSIONAIS DO LEIDE MORAIS SÃO CAPACITADOS PARA ATENDER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

Um grupo de cerca de 200 profissionais que trabalham no Hospital da Mulher e Maternidade Professor Leide Morais participam, no auditório da Associação Médica do RN, no Tirol, de um curso no qual serão capacitados para atender às mulheres vítimas de violência.

Este serviço de atendimento será implantado de forma pioneira na área de saúde pública de Natal, no Leide Morais, a partir da primeira semana de setembro deste ano.

Segundo a secretária municipal de Saúde (SMS), Maria do Perpétuo Socorro Lima de Nogueira, participarão da capacitação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, que fazem parte da equipe deste estabelecimento de saúde.

“Ao procurar o Leide Morais por conta de algum ato de violência sofrido, as mulheres terão um atendimento especializado e diferenciado e caso necessário realizarão exames médicos, receberão medicamentos e atendimento psicológico”, explicou a secretária Maria do Perpétuo.

A capacitação começou na última quarta-feira e prossegue hoje, dia 11, ainda na Associação Médica, e nos dias 23, 24 e 25 deste mês de agosto no Hospital Leide Morais.

Entre os temas abordados, estão “Política de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher” com Fernanda Lira, coordenadora de Políticas para Mulheres do Estado do RN;  “Impactos da Violência na Saúde Física e Mental das Mulheres”, com o doutor João Carlos Alchiere, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; “Mulher – Uma Questão de Saúde Pública”, com Raissa Maria Andrade, do Núcleo de Prevenção à Violência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap); “Direitos Sexuais e Reprodutivos”, com a doutora Adriane Barbosa, do Hospital Santa Catarina.

Questões ligadas à Lei Maria da Penha, que este ano completa cinco anos de criação, serão abordadas durante as palestras.

Na capacitação também se abordará o tema “Implantação da Norma Técnica do Ministério da Saúde”, com a doutora Maria Francinete de Oliveira, do Departamento de Enfermagem da UFRN.

Essa norma trata da Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes.

Com release da Secretaria de Saúde de Natal.

Compartilhe

One Response to PROFISSIONAIS DO LEIDE MORAIS SÃO CAPACITADOS PARA ATENDER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

  1. joao martins neto says:

    gostaria de saber resultaso de exame de mamografia da senhora Fatima aparecida da silva martins, realisado em 14/10/2011 que ficaram de ligar para a mesma e até o momento não obteve retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *