Cultura local é destaque no Projeto Alma Potiguar da IntertvCabugi e SESC.
Você já ouviu falar sobre o grupo de dança das remotas senzalas do RN, o Bambelô?
Conhece as técnicas da “salga” de carne de sol?
Essas e outras curiosidades da cultura potiguar começaram a ser desvendados pelo projeto “Alma Potiguar”, uma série de programas sobre as principais manifestações culturais e curiosidades da cultura potiguar, realizada em parceria da IntertvCabugi e SESC.
“É mais um investimento do Sistema Fecomércio, realizado através do SESC RN, em parceria com a InterTV, focado no resgate e divulgação da nossa cultura, destacando e promovendo o que temos de melhor: o povo e o artista potiguar”, enfatiza o Diretor Regional do SESC RN, Laumir Barrêto.
O material será exibido em uma série de programas de 1 minuto cada, durante dois meses, ao longo da programação da emissora.
No primeiro programa, exibido nesta quinta-feira (09/02), o público é convidado a fazer uma viagem à cidade de São José de Mipibu, região da Zona da Mata, para conhecer o Bambelô, um dos mais curiosos grupos de dança da época das senzalas do RN.
Foi apresentado também ao Sr. Paraguai, 80 anos, único sobrevivente do grupo que lembra de todo o ritual de fabricação dos instrumentos, danças e cantos.
O projeto “Alma Potiguar” será objeto de estudo e de pesquisa nas Escolas SESC do estado, como também será importante instrumento de divulgação da nossa cultura nos demais regionais do SESC em todo o Brasil.
“O Sistema Fecomércio RN, através do SESC, já é uma grande referência quando o assunto é cultura, lazer, esporte e saúde.
O projeto Alma Potiguar é mais uma iniciativa no campo da cultura que muito nos orgulha.
Disseminar nossas raízes, através das várias formas de sua manifestação, que os VTs do projeto irão enfocar, é valorizar nosso povo, pilar da nossa força econômica e do nosso potencial de crescimento.
E este povo é fundamental para o Rio Grande do Norte ser cada vez maior”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, SESC e Senac, Marcelo Queiroz.
O SESC é uma entidade sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio.
Texto: Kelly Maia e Lorena Gurgel.