PROJETO MÚSICA NO AR COM VALÉRIA OLIVEIRA COMEMORANDO 20 ANOS DE ARTE

Posted by casciano in Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Com o patrocínio da Companhia Energética do Estado do Rio Grande do Norte – COSERN e do Governo do Estado por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, o segundo evento do Projeto Música NO AR acontece neste dia 15, quinta, no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira.

O projeto, que tem por objetivo contribuir para a promoção da música e do artista potiguar e fomentar a atividade cultural da cidade, traz nada menos que os músicos Eduardo Taufic (piano) e Roberto Taufic (violão) na abertura da programação, às 20h, no foyer do Teatro Alberto Maranhão.

Em clima de festa, Valéria sobe ao palco às 20h30 para apresentar um show especial celebrando seus 20 anos de carreira e recebe como convidados o trombonista Gilberto Cabral, o Projeto Retrovisor e a cantora e compositora Joyce.

Com motivos de sobra para comemorar, a trajetória de Valéria é marcada por inúmeros e diversificados trabalhos bem sucedidos, realizados no RN, no Brasil e em outros países, principalmente no Japão, na Suíça e nos Estados Unidos, para onde segue para uma nova temporada no início de 2012.

Desde que abriu mão de sua carreira como Engenheira Civil, a potiguar Valéria Oliveira vem se dedicando de corpo e alma à música, em uma carreira que abrange a intérprete, a compositora de músicas e trilhas para cinema e espetáculos teatrais, a arranjadora e a produtora musical.

Sua atuação à frente de Projetos como Retrovisor, Sem perder o passo e agora e, agora, o Música No Ar, deixa claro a preocupação da artista em compartilhar suas experiências e fomentar o intercâmbio com artistas do RN e de outras partes do mundo e evidencia sua capacidade de aglutinar artistas com o objetivo de promover a música autoral do Estado.

O repertório do show que contempla diversos momentos da carreira de Valéria foi cuidadosamente escolhido por ela e pelo pesquisador carioca Cláudio Olivotto.

Nele estão presentes músicas dos primeiros CDs (independentes), nos quais ela se apresenta como intérprete, com destaque para os compositores potiguares Cleudo Freire, Babal, Pedro Mendes, Elino Julião e Galvão Filho e dos CDs lançados no Japão.

Com novos arranjos, as músicas escolhidas para o show refletem o passado e o presente da carreira da artista.

O roteiro inclui ainda composições próprias, de diversos momentos da carreira, passando por trilhas de espetáculos, projetos Sem perder o passo e Retrovisor, CDs Leve só as pedras e No Ar.

Acompanham Valéria Oliveira: Jubileu Filho (guitarra, violão de aço e vocal), Paulo de Oliveira (baixo), Rogério Pitomba (bateria), Cacá Veloso (violão) e Sami Tarik (percussão).

O show tem direção musical de Jubileu Filho, seu grande parceiro nesses 20 anos de estrada.

Na iluminação e direção de palco, Rogério Ferraz.

Eduardo Taufic e Roberto Taufic: Eduardo Taufic é pianista, arranjador, produtor e compositor.

Esteve presente em vários momentos da trajetória de Valéria Oliveira, como músico e arranjador.

Recentemente fez os arranjos para cinco músicas de uma coletânea de bossa nova para o Japão que Valéria participa, com produção musical de Kazuo Yoshida.

Seu grande mestre, Roberto Taufic, violonista de renome internacional é um dos mais recentes parceiros de Valéria e participa com Eduardo do exclusivo Reveillon 2012 do Manary Praia Hotel.

Projeto Retrovisor: os compositores potiguares Khrystal, Luiz Gadelha, Simona Talma e Ângela Castro (Rosa de Pedra) sobem ao palco para interpretar duas músicas que tiveram grande significado para o Projeto Retrovisor: “pra que serve a música” e “à segunda vista”.

Além de “À deriva”, parte da trilha do espetáculo “Auto do Natal 2009”, nunca antes executada ao vivo.

Os componentes do Projeto Retrovisor compartilharam experiências e influências, realizaram experimentações sonoras e estéticas durante cerca de 2 anos, chamando a atenção da cena local.

Essa rica experiência é percebida nas carreiras individuais de cada um.

Gilberto Cabral: pernambucano, residente em Natal desde 1988, é trombonista, arranjador, diretor musical e compositor.

Instrumentista de técnica aprimorada, fundou o Projeto Social “Ilha de Música”, em que é professor e arranjador.

Esteve muito presente na carreira de Valéria Oliveira produzindo e arranjando seus dois primeiros CDs “impressões” e “lanterna do futuro”.

Joyce: “…Uma das maiores cantoras de todos os tempos…Como se não bastasse Joyce é compositora e toca todo aquele violão…”.

Assim descreve Antônio Carlos Jobim sobre a convidada nacional do projeto Música NO AR.

Cantora, compositora e arranjadora carioca, Joyce tem extensa discografia e cerca de 400 gravações de músicas suas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira como Gal Costa, Maria Bethania, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, entre outros.

O convite para Joyce participar do Projeto Música No Ar aconteceu por ocasião da participação de Valéria no show da banda Tokyo Bossa Trio, do produtor Kazuo Yoshida, no Rio de Janeiro.

Uma das artistas com as quais Valéria se identificou bastante no início da sua carreira, Joyce tem em comum com a potiguar o mesmo produtor japonês e turnês por aquele país.

Valéria gravou a belíssima “Mistérios” — de Joyce em parceria com Maurício Maestro — no CD Imbalança, que será cantada junto com a carioca no palco do TAM.

No show, além de “Mistérios”, Joyce canta com Valéria a música “na lama na Lapa”, de autoria da potiguar em parceria com Khrystal.

No Teatro Riachuelo lotado, onde ocorreu a primeira edição do Projeto Música NO AR, foram apresentados os shows “Choro em família” de Antônio de Pádua e o premiado “No Ar” de Valéria Oliveira, tendo como convidadas as cantoras Daúde, Leila Pinheiro e Liz Rosa.

O Música NO AR inovou no Riachuelo trazendo mais vida ao foyer do teatro durante a apresentação de Antônio de Pádua e família.

O Projeto Música NO AR é uma realização da Green Point Produções, e tem a campanha publicitária realizada pela Mariz Comunicação.

Serviço:

Teatro Alberto Maranhão

15 de dezembro de 2011, quinta-feira.

20h – Eduardo Taufic e Roberto Taufic no foyer do Teatro

20h30 – Show celebrando 20 anos de carreira Valéria Oliveira e convidados: Gilberto
Cabral, Joyce Moreno e Projeto Retrovisor

Preço: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia entrada)

Ingressos Bilheteria do Teatro

Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 9h às 17h

Informações: 3222 3669

Texto: Mônica Mac Dowell.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *