PROJETO SESC CIDADÃO VIDA DA VILA FESTEJA SEUS 5 ANOS EM PONTA NEGRA

Posted by casciano in Cultura, Economia, Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A comemoração pelos cincos anos do projeto SESC Cidadão Vida na Vila, do Sistema Fecomércio RN, já tem data marcada para acontecer.

Será neste sábado (26/11), às 16h, na sede do projeto, localizado na Rua João Norberto, 444, Vila de Ponta Negra.

Alunos, familiares, parceiros e demais convidados serão recepcionados por uma trupe de palhaços que darão sequência na programação do evento, que conta com demonstração de karatê, entrega de certificados aos alunos concluintes do curso de operador de computador, apresentação de grupos folclóricos (Congos de Cauçola, Coco de Roda e Bambelô, Grupo de Dança EJA) e da orquestra xilofônica do SESC que terá a participação especial do sanfoneiro Bruno Cirino.

Outro destaque será a retrospectiva em vídeo das atividades do projeto.

O acesso ao evento é gratuito.

Criado em 2006, o Vida na Vila é um grande projeto de cunho social do SESC RN, idealizado para atender prioritariamente os jovens de 10 a 15 anos da Vila de Ponta Negra, local escolhido em decorrência do projeto de educação de jovens e adultos (EJA), que desde 2003 começou a ser desenvolvido junto à colônia de pescadores e conselho comunitário da respectiva localidade.

Diariamente, 130 jovens, divididos em dois turnos (8h às 11h e das 14h às 17h), participam de aulas de karatê, xadrez, iniciação musical através do xilofone (instrumento de percussão), além de ações pontuais como oficinas de artes e criatividade com pintura livre; atividades recreativas; arte circense; fotografia digital, desenvolvendo a socialização e principalmente a cidadania dos beneficiados.

O projeto também promove o incentivo à leitura, através de um acervo de livros com títulos variados, direcionados ao público infanto-juvenil.

As ações educativas do projeto contemplam ainda, a exibição de vídeos sobre noções de higienização, segurança no trânsito, postura e prevenção das DST/AIDS.

O projeto também é extensivo aos familiares, especialmente as mães, através de oficinas artísticas.

Também é uma importante complementação na alimentação da família atendida, que sazonalmente, recebe doações de gêneros alimentícios do projeto Mesa Brasil do SESC.

Inclusive, a preocupação nutricional é extensiva ao lanche servido diariamente aos inscritos no projeto, com prioridade aos alimentos naturais, como sucos e frutas.

Outro destaque do SESC Cidadão Vida na Vila é a parceria com o Instituto de Neurociências de Natal, que desde 2009, duas vezes por semana, oferece aos alunos atividades de educação científica, oficinas de robótica, informática, laboratórios de física, química, biologia, entre outras.

Os interessados em participar do projeto devem ficar atentos ao período de inscrições, que acontece nos meses de janeiro e junho.

Importante ressaltar que as vagas são limitadas e o jovem deve ter entre 10 e 15 anos, morar na Vila de Ponta Negra e estar ainda matriculado em escola pública.

Texto: Kelly Maia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *