RECUPERAR DESSALINISADORES PRA GARANTIR ÁGUA POTÁVEL

Posted by casciano in Economia, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

Semarh coordena recuperação de sistemas dessalinizadores em nove municípios do RN.

Nove municípios estão sendo beneficiados com as obras de recuperação de sistemas dessalinizadores que vão beneficiar cerca de quatro mil pessoas com água de qualidade na zona rural do Rio Grande do Norte.

Estão sendo investidos R$ 500 mil nestes equipamentos que estavam sem utilização há anos.

O financiamento é do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil em parceria com o Governo do Estado.

As obras foram iniciadas em janeiro, com previsão de conclusão em abril.

O trabalho prioriza uma política pública de acesso permanente e sustentável à água potável, através do processo de dessalinização da água subterrânea.

Estão sendo recuperados 12 dessalinizadores nas comunidades rurais de Bancos e Jurumenha no município de Santa Maria, Assentamento Sebastião Andrade em Macau, Assentamento Três Marias em Governador Dix-sept Rosado, Assentamento Nova Descoberta e Comunidade Lagoa Rasa em Apodi, Cauaçu em João Câmara, comunidade Lagoa do Sobrado em São Pedro, comunidade Monte Alegre no município de Lagoa de Velhos, Assentamento Nova Conquista em Pedro Avelino e os assentamentos Canto da Ilha I e Canto da Ilha II no município de São Miguel do Gostoso.

Estão sendo recuperadas as obras de engenharia que englobam o local onde fica instalado o dessalinizador e as bases das caixas d’água.

Também estão sendo recuperados os próprios equipamentos de dessalinização e substituídas as caixas d’água.

As comunidades que recebem este tipo de abastecimento de água normalmente são comunidades que têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços têm água salobra.

São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios.

A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços.

A alta concentração de sais, na água encontrada no semiárido nordestino, é resolvida com o uso de sistemas de dessalinizadores.

Este equipamento é importante por garantir as famílias sertanejas aumento no acesso à água de melhor qualidade.

Texto: Ana Luiza Cardoso.

One Response to RECUPERAR DESSALINISADORES PRA GARANTIR ÁGUA POTÁVEL

  1. Em locais onde a água potável é de difícil acesso, ou de alto custo para ser comprada, a dessalinização vem a ser uma ótima opção. Ultimamente temos visto diversas tecnologias de geração de água para consumo humano através da dessalinização de água salobra ou da água do mar, como nas embarcações e plataformas offshore. A tecnologia mais simples, e de menor custo (global), é a dessalinização por osmose reversa. Através da OR obtemos água puríssima, tão pura que precisa ser remineralizada para consumo, pois durante o processo de remoção dos sais, os minerais contidos na água também são removidos. É válido lembrar que bactérias também são removidas durante a filtração de OR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *