REDES SOCIAIS: O MAL SE MISTURA COM O BEM

Posted by casciano in Comportamento, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Nos últimos meses, bombardeados pelas informações e opiniões sobre o momento político do país, precisamos adotar um cuidado excessivo com o que estamos lendo na internet, especialmente nas redes sociais.

Mais cuidado ainda, devemos ter com o que escrever.

Muito do que está publicado, deixa dúvidas em relação a veracidade. Precisamos checar se há coerência com a informação lida e o seu autor.

O país vive uma guerra política e aprendi que nas guerras, a primeira vítima é a verdade.

Mas, como a maioria das últimas guerras em qualquer lugar do planeta, esta daqui do Brasil, acontece com liberdade de expressão e de opinião.

Os meios de comunicação tradicionais, em sua maioria, tem procedimentos internos que garantem a notícia com fidelidade ao fato. São jornalistas com preparo acadêmico e experiência de vida, que trabalham dentro de códigos de ética e seguindo o corolário da moral.

Mas, as mídias sociais e blogues da internet permitem que qualquer um faça as suas notícias, dê seus furos e emitam suas opiniões, sem o devido apuro profissional.

A internet criou o mundo virtual e possibilitou o seu acesso, aberto e livre (na maioria dos países), para todas as pessoas que acreditam que tem algo a dizer.

O que as pessoas já perceberam, é que é fácil publicar, escrever, opinar e criticar sobre o que está publicado. Qualquer um pode acrescentar informações e opiniões, seja qual for a intenção.

Por isso é necessário ter muito cuidado com o que absorver da leitura de informações nas mídias sociais.

Aqui, o mal se mistura com o bem.

É por aí!…

Casciano Vidal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *