RENATO SARAIVA E ROSALBA CIARLINI QUEREM RECUPERAR DESSALINIZADORES

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Governadora Rosalba Ciarlini recebe coordenador nacional do Programa Água Doce.

A governadora Rosalba Ciarlini recebe nesta manhã (15), neste momento, na Governadoria, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva.

Eles participam de reunião de apresentação do Programa responsável pela instalação e recuperação de dessalinizadores no Estado.

A reunião contará com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, que fará  apresentação sobre o Programa.

Nesta nova fase do Água Doce estão sendo investidos recursos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado.

A previsão é que sejam beneficiadas 68 comunidades de diversos municípios do Estado.

Os equipamentos atenderão os municípios de acordo critérios específicos que justifiquem este tipo de equipamento como a dificuldade de acesso a água por comunidades rurais distantes de áreas urbanas.

No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo.

Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.

O sistema consiste em uma caixa de água para armazenar a água bruta que chega do poço, um equipamento de dessalinização para a retirada do sal e outra caixa de água onde fica a água que abastece a população.

Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos.

Uma pessoa da comunidade é encarregada de operar o sistema.

O aproveitamento da água subterrânea salobra em uma região com irregularidade de chuvas.

Outro benefício importante é a conscientização das pessoas em relação à água.

Com Ana Luiza Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *