REPERCUTE A PESQUISA DO BLOG TEORIA DOS JOGOS (GLOBOESPORTE.COM), SOBRE TORCIDAS EM NATAL

Posted by casciano in Esportes | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Publicado pelo jornalista Fernando Amaral, no seu blog – Fernando Amaral FC, informações sobre o processo da contratação do Instituto Índice Pesquisa pelo jornalista Vinícius Paiva, do blog Teoria dos Jogos, um dos 3 mais acessados do www.globoesporte.com.

Sob o título: “As razões da pesquisa publicada pelo Blog Teoria dos Jogos…” escreve Fernando Amaral: 

“No dia 22 de maio, isto é, na terça-feira passada, publiquei o texto abaixo…

A vida real zomba diariamente da vida ideal…
Segundo o jornalista Luan Xavier, em seu blog “Na Beira do Campo”, na próxima quinta-feira, dia 24, será divulgada uma pesquisa cujos números serão um duro golpe naqueles que defendem maiores investimentos das empresas no futebol local e nos que propagam a força de América e ABC e suas marcas junto à população natalense. 
De acordo com o que adiantou Luan Xavier, a pesquisa mostra que menos de 30% da população de Natal torce para América ou ABC…
Na capital potiguar, quem manda nos corações é o Flamengo do Rio de Janeiro.
Na quarta-feira, a pessoa que passou a informação para o jornalista Luan Xavier, já tinha tido acesso ao resultado da pesquisa, mas resistiu aos meus apelos para repassar os dado, alegando que não poderia quebrar a confiança do jornalista Vinicius Paiva, editor do blog “Teoria dos Jogos”…O blog em questão está hospedado no Globo Esporte.com e é um dos quatro mais acessados do portal.

Entendi a posição do meu interlocutor e comemorei internamente o fato de estar lidando com alguém cuja ética e a lealdade são princípios não negociáveis.
Porém, insisti em saber por que razão o jornalista Vinicius Paiva havia convencido a direção do Globo Esportes a arcar com os custos de uma pesquisa sobre as preferências dos torcedores de Natal…
Bem, desta vez não houve resistência e a história me foi contada.
Repasso para os leitores.
Tudo começa no dia 21 de março deste ano, numa conversa informal entre meu interlocutor e o jornalista Vinicius Paiva…
No bate papo, Paiva recebeu a sugestão de dar publicidade a uma pesquisa que havia sido encomendada em 2011, sobre as torcidas, no Rio Grande do Norte.
Como o blog “Teoria dos Jogos” enfoca o marketing esportivo e seu editor se dedica a “pesquisar pesquisas”, a sugestão foi aceita de imediato.
Paiva então, perguntou quem a havia encomendado e como poderia ter acesso aos “donos” da pesquisa.
Meu interlocutor informou que os “encomendadores” eram Alex Sandro Ferreira de Melo, atual presidente do América e Bruno Giovanni, atual diretor de marketing do ABC e passou os telefones de ambos para que o contato fosse feito…
Para a surpresa de meu interlocutor e do jornalista Vinicius Paiva, tanto Alex Sandro Ferreira de Melo, assim como Bruno Giovanni, se negaram a repassar os dados, sem nenhum motivo convincente.
A negativa ao invés de desanimar Vinicius Paiva, o instigou e ele encomendou ao Instituto Índice a pesquisa sobre quem torce para quem no Rio Grande do Norte.
O interessante nessa história toda é que razões teriam tido Alex Sandro Ferreira de Melo e Bruno Giovanni para negar a um portal da importância do Globo Esporte a pesquisa por eles encomendada…
Só posso imaginar uma coisa…
Evitar dar publicidade nacional a um fato que ambos conheciam e queriam deixar mofando na gaveta…
Pois bem, vamos aos dados mais relevantes…Em Natal, apenas 26% dos torcedores seguem América e ABC.

O Alecrim tem a preferência de 0,9% dos torcedores…
8,25% não torcem por clube nenhum e 16,00%,  não souberam ou não quiseram responder…
Os 40,75%  restantes, dividem seu amor por clubes de todo o Brasil e até do exterior.
Entretanto, destes, 23,2% são torcedores do CR Flamengo do Rio de Janeiro.
Para ler a pesquisa completa, siga o link abaixo.
Ah, confirmei a história do meu interlocutor…
São 100% verdadeiros os diálogos entre ele e o jornalista Vinicius Paiva.”

Depois da publicação, que mereceu chamada de Vinícius Paiva no twitter, veja abaixo:

Dossiê “Teoria dos Jogos” na imprensa potiguar:http://fernandoamaralfc.blogspot.com.br/2012/05/as-razoes-da-pesquisa-publicada-pelo.html. É a pesquisa de Natal ainda dando o que falar…

… Ele mesmo, Vinícius Paiva, confirmou a história, também pelo twitter:

@CascianoVidal Pois é. Confirmo o conteúdo “vazado pelo interlocutor”. Foi isso mesmo. Até que entrei em contato com você e consegui

É por aí!… 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *